A expansão da Inteligência Artificial (IA) tem sido notável, consolidando-se como uma tecnologia essencial em diversas atividades e setores empresariais.
Esse campo é bem amplo, abrangendo uma variedade de tipos de IA, cada um com suas próprias peculiaridades em termos de funcionamento e aplicações, e que está provocando uma transformação significativa no cenário dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI).
A seguir, vamos explicar melhor sobre alguns dos tipos mais prevalentes de IA e suas características distintivas. Fique por dentro!
4 tipos de Inteligência Artificial
Existem várias maneiras de categorizar a IA. Podemos, primeiramente, dividir as tecnologias em duas categorias: IA estreita, projetada para uma tarefa específica; e IA geral, que pode aprender e se adaptar a qualquer aplicação.
Aprofundando mais, podemos dividir as diferentes ferramentas de acordo com a sua abordagem técnica. Confira alguns tipos:
- IA baseada em regras
Utiliza um conjunto de regras predefinidas por humanos, baseando-se em dados de entrada para tomar uma decisão ou fornecer uma resposta. É um tipo de ferramenta relativamente simples, porém bastante eficaz para controlar sistemas industriais e responder a perguntas sobre assuntos específicos.
Alguns exemplos de aplicação da IA baseada em regras incluem chatbots e assistentes virtuais para atendimento ao consumidor.
- IA baseada em aprendizado de máquina
A famosa machine learning é um dos tipos mais utilizados hoje em dia. Opera por meio de algoritmos que “treinam” o sistema, capacitando-o a identificar padrões em informações, promovendo aprendizado, realizando previsões e tomando decisões.
Trata-se de uma categoria mais complexa e, por conseguinte, mais potente. Pode ser aplicada em tarefas desafiadoras, como o reconhecimento de objetos em imagens, a tradução de idiomas ou a geração de textos.
- IA baseada em redes neurais
Inspirada nas características do nosso cérebro, é composta por unidades de processamento chamadas de neurônios, que se conectam, formando uma rede e compartilhando informações.
As redes neurais são treinadas a partir de conjuntos de dados, e se ajustam entre si para fornecer respostas e previsões cada vez mais precisas. Também são aplicadas em tradução, reconhecimento de objetos e interpretação da fala e escrita humana. O ChatGPT é um dos principais exemplos de plataformas com esse tipo de IA.
- IA baseada em processamento de linguagem natural
São tecnologias especializadas em compreender e interagir com a linguagem humana da forma mais natural possível, entendendo o sentido das palavras e analisando o seu contexto para fornecer respostas.
Usa algoritmos e modelos treinados a partir de um grande volume de dados de linguagem, aprendendo a identificar padrões. Esse tipo de IA é aplicado em sistemas de correção de texto e chatbots de atendimento, por exemplo.
Aprenda a trabalhar com ferramentas de IA
Não fique para trás nas evoluções do mercado! Aqui, na Green, temos à sua disposição centenas de cursos, treinamentos e certificações para diversas áreas de TI, incluindo Inteligência Artificial.
Acesse o site e encontre o melhor caminho para a sua capacitação profissional!