O que é o Scrum e como ele pode ser aplicado no RH?

De pequenas a grandes empresas, a organização de processos é um requisito extremamente importante para o sucesso das operações. Afinal, para que tudo ocorra de maneira correta, a casa precisa estar em ordem.

Muitos já sabem que, em áreas como TI e de desenvolvimento de produtos, as metodologias ágeis são indispensáveis. Ultimamente, os setores de gestão e RH estão usufruindo dessas ferramentas. E colhendo bons resultados.

Entre os principais sistemas, o Scrum se destaca por otimizar projetos complexos e melhorar a produtividade. Mas como essa metodologia pode ser aplicada no departamento de Recursos Humanos? 

Neste blog, você vai saber como funciona tal abordagem, a sua relevância,  e vantagens que proporciona para o setor, e como pode transformar a maneira como as equipes de RH trabalham. Confira!

O que é Scrum?

Uma metodologia ágil que surgiu no ambiente de desenvolvimento de software, mas sua versatilidade permite que seja aplicada em diversos setores. 

O foco do Scrum está em dividir grandes projetos em pequenas etapas, chamadas de “sprints”, que geralmente duram de uma a quatro semanas. 

Durante esses sprints, as equipes trabalham de forma colaborativa para atingir metas claras e específicas.

O Scrum é guiado por papéis bem definidos, como o Product Owner, Scrum Master e a equipe de desenvolvimento. Cada um tem responsabilidades distintas, e todos colaboram para garantir que o projeto seja entregue dentro dos prazos estipulados. 

Além disso, a metodologia se baseia em ciclos de feedback contínuos, com revisões regulares e ajustes para que haja uma melhoria constante nas atividades. 

Neste artigo, explicamos o passo a passo para a gestão de projetos no método Scrum.

Por que o Scrum é relevante para o RH?

Porque ele pode ser adaptado para facilitar a execução de tarefas complexas, como o recrutamento, a avaliação de desempenho, o desenvolvimento de talentos e a gestão de benefícios.

Cada processo citado acima requer tempo e energia por parte dos profissionais. Com o Scrum, as etapas se tornam mais ágeis e eficazes. 

Considerando o dinamismo do setor de Recursos Humanos, aplicar uma metodologia que promove adaptação rápida e respostas imediatas se tornou uma estratégia essencial para a gestão de talentos. 

Um exemplo disso é o processo de recrutamento, que passa a ser mais rápido e otimizado com os sprints para organizar etapas, como triagem de currículos, entrevistas e feedbacks. 

Os benefícios da implementação dessa metodologia 

Na prática, a adoção do Scrum no setor de RH traz diversas vantagens operacionais, que consequentemente, refletem nos resultados:

  • Aumento da eficiência

A divisão do trabalho em sprints permite que a equipe tenha uma visão mais clara das tarefas e prazos, otimizando a execução de cada atividade.

  • Maior organização

O uso de ferramentas específicas do Scrum, como o backlog, que lista tudo o que precisa ser executado, garante que nenhum detalhe seja esquecido, mantendo o foco nas prioridades.

  • Melhoria na comunicação

As reuniões diárias, chamadas de “dailies”, permitem que todos os membros estejam atualizados sobre o status dos serviços, reduzindo falhas de comunicação e retrabalho.

  • Flexibilidade

Com o Scrum, é possível fazer ajustes rápidos durante o processo, adaptando-se às novas necessidades da empresa ou do mercado.

  • Aprimoramento contínuo

Através de revisões após cada sprint, a equipe de RH consegue identificar pontos de melhoria e implementar mudanças que possam contribuir com a produtividade.

Como aplicar o método Scrum no RH

Antes de mais nada, alguns ajustes no modelo tradicional de gestão de pessoas precisam ser feitos. 

O primeiro passo é identificar um Product Owner dentro da equipe de RH, que será responsável por definir as prioridades e gerenciar o backlog de tarefas. Esse papel pode ser assumido por um profissional mais próximo das necessidades estratégicas do departamento.

Em seguida, é importante definir os membros que irão participar das sprints e selecionar um Scrum Master, que terá a função de facilitar as atividades e remover obstáculos que possam atrapalhar o progresso.

As “dailies” entram como um complemento para que todos percebam o que funcionou bem e o que pode ser melhorado nas próximas sprints. 

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