Existem formas mais simples e mais avançadas de como calcular a idade no Excel. As mais fáceis, vão mostrar apenas a idade em anos. Já, as mais avançadas, demonstram também em dias e meses.
Dessa forma, exibir a idade da maneira que você deseja pode ser feita a partir do uso da função certa. Por isso, hoje vamos ensinar as principais maneiras, desde as mais simples até as mais completas. Veja!
Como calcular a idade no Excel de forma simples
Para começar, vamos ver como calcular a idade no Excel da maneira mais fácil. Ou seja, somente contando os anos das pessoas cadastradas na sua planilha. Para isso, existem duas funções que são possíveis: a função DATADIF e a função INT.
No entanto, antes de partir para elas, é hora de preparar a planilha. Para isso, monte pelo menos três colunas para o teste, sendo uma com a data de nascimento, outra com o dia atual e a terceira para o autopreenchimento da idade.
Por enquanto, deixe a última coluna em branco e preencha as anteriores. Para colocar a data atual, basta utilizar a função =HOJE( e dar Enter. Veja o exemplo do resultado na imagem abaixo:
Calculando a idade em anos com a função DATADIF
Agora que já começamos a preencher a planilha, vamos de fato calcular a idade no Excel. Neste caso, a melhor função é a DATADIF, embora não seja a única.
Então, vamos começar a preencher a parte de idade com ela, como no exemplo da imagem a seguir:
Perceba, portanto, que basta digitar =DATADIF(, depois clicar na data de nascimento, em “;” e, depois, clicar na data atual e digitar “Y”, entre aspas mesmo, fechando em seguida o parêntese. Parece muita coisa, mas na verdade é bem simples, basta observar o exemplo na imagem acima!
Acontece que, neste caso, a idade será dada apenas em anos – “Y” representa justamente year, que é ano em inglês. Por agora, vamos focar nisso. Na última seção, vamos ensinar como calcular a idade em dias, meses e anos no Excel.
Calculando a idade em anos com a função INT
Antes de falarmos como calcular a idade no Excel também em meses e dias, vamos apresentar mais uma fórmula mais simples, que deixa apenas em anos. Contudo, saiba que essa não é tão boa quanto a anterior.
Me refiro aqui à função INT. Para utilizá-la no lugar da função DATADIF, basta começar com =INT, abrir parêntese, subtrair a data de hoje pela data de nascimento, fechar parêntese e dividir por 365,25.
Mas por que essa divisão final? Pois bem, é pelos dias do ano. Entretanto, utilizamos 365,25 em razão da existência de anos bissextos, que devem ser considerados para o cálculo ficar mais preciso.
Você pode arredondar o resultado diminuindo as casas decimais ou não, como preferir. Ao final, o resultado será como o abaixo:
Como calcular idade no Excel em dias, meses e anos
Para finalizar, vamos finalmente para o modo mais completo de como calcular idade no Excel em dias, meses e anos. Assim como no caso anterior, também existem diferenças.
Alguns métodos utilizam a função CONCATENAR, por exemplo. No entanto, para evitar utilizar ainda mais funções, vamos focar apenas no que já aprendemos até aqui com a função DATADIF.
Primeiramente, saiba que essa função irá possuir variáveis distintas. Ela pode ser feito considerando a diferença de dias, ignorando anos (“yd”) ou ignorando meses e anos (“md”) e considerando a diferença de meses e ignorando dias e anos (“ym”).
Como queremos fazer algo mais completo, com dias, meses e anos, vamos utilizar “&”, o que auxilia na especificação de parâmetros de resposta e inserção de novas fórmulas na nossa célula.
Portanto, nossa fórmula final ficará como na imagem abaixo. A primeira parte, é destinada aos anos, da mesma forma que fizemos lá no início do texto.
A do meio ‘DATADIF(B4;C4;”YM”)’, é voltada para os meses. Por fim, a última ‘DATADIF(B4;C4;”MD”)’ é para os dias. Basta juntá-las e adicionar os elementos textuais “anos, “, “meses e” e “dias” na ordem correta para que dê tudo certo. Ah, e claro, não se esqueça de adicionar o & para o Excel entender como nova função.
Depois que você aprende e entende a lógica por trás das funções e dos argumentos, o Excel nem sempre é tão complicado quanto parece. Para descomplicar e aprender de vez, venha conhecer os treinamentos da Green Tecnologia, clique aqui!