Um exame de certificação atesta que você realmente entende sobre determinado assunto. Dessa forma, eles são sempre muito valorizados porque agregam ao currículo profissional, aumentando as chances de contratação e o valor gerado pelo seu trabalho.
No entanto, esses testes não podem ser ministrados por qualquer um a qualquer hora. Além disso, preparar-se nem sempre é uma tarefa tão simples quanto alguns pensam. Portanto, para entender melhor, siga lendo!
O que é um exame de certificação?
Certamente, você já deve ter ouvido falar a respeito de algum exame de certificação. No entanto, embora não seja um conceito de difícil compreensão, é muito comum vermos dúvidas a respeito deles.
Entre elas, por exemplo, a principal é a do que eles de fato são. Neste sentido, não há muito mistério, como vamos ver agora.
Em geral, podemos resumir um exame de certificação como sendo um documento formal que comprova algo. Então, o aluno só consegue a certificação após realizar o exame e ser aprovado nele, ele pode fazer o exame independente de ter feito ou não o curso.
Dessa forma, perceba que aqui há mais um elemento importante. Afinal, quem poderá emitir esse certificado? Quem é capacitado para realizar o exame de certificação? Por certo, não é qualquer um, se não seria muito simples e pouco confiável, concorda?
Por isso, essa declaração formal só pode ser emitida de forma válida por quem tem autoridade legal ou moral para isso. Então, por exemplo, no curso de TI, isso seria feito por centros de exames devidamente credenciados aos respectivos órgãos regulamentadores.
Ou seja, em outras palavras, deve ser por alguma empresa oficialmente credenciada. Não adianta seu vizinho realizar um exame de certificação com você, pois não vai valer nada.
Além disso, vale a pena ressaltar que existe diferença entre a certificação obtida pelo exame oficial e o certificado de conclusão de um curso. A certificação é algo oficial que atesta por meio de prova reconhecida pela própria empresa detentora da respectiva tecnologia que a pessoa tem um real conhecimento sobre determinada área. Enquanto que o certificado de conclusão é um documento disponibilizado pela escola que ministrou o curso apenas atestando que o aluno concluiu um determinado treinamento.
Dessa maneira, para a emissão dos certificados, são necessários testes, justamente para comprovar que você realmente sabe aquilo. Pense em quem precisa viajar ou trabalhar no exterior e tem de comprovar fluência: busca um certificado como TOEFL, IELTS ou outro. É, portanto, por isso que um exame de certificação é importante.
Para que servem esses testes
Assim como falei antes, a principal serventia de um exame de qualificação é avaliar se o aluno é capacitado. Assim, em caso de aprovação, o certificado serve para demonstrar que aquele indivíduo é capacitado naquele assunto.
Então, pense, por exemplo, um certificado de Scrum Product Owner. Ao tê-lo, você demonstra que é capacitado na metodologia de gestão ágil do produto e que pode entregar serviços neste sentido às organizações.
Dessa maneira, quem for contratá-lo, já sabe que pode esperar que você tenha sucesso nessas tarefas. Sendo assim, isso agrega valor ao seu currículo e dá segurança às empresas na hora de buscar a contratação de profissionais.
Portanto, esta é a principal finalidade dos exames de certificação para em profissionais: atestar a sua qualificação. Dessa maneira, o setor de Recursos Humanos tem menos risco de contratar alguém que está mentindo no currículo sobre as suas habilidades, concorda?
É claro que, além disso, existe outro tipo de exame de certificação, mas voltado a produtos. Porém, para esse outro caso, a situação é um pouco diferente. Afinal, produtos não podem fazer cursos e passar por qualificações.
Ainda assim, tanto produtos quanto serviços e processos produtivos podem ser avaliados de acordo com qualidades como a sua funcionalidade e a sua qualidade. Isto é, eles são bons e cumprem o que se propõem?
Tenha em mente o caso de uma empresa que trabalha no desenvolvimento de softwares. Se estes softwares não tiverem usabilidade para o cliente e se não forem seguros, permitindo a entrada de invasores e o roubo de dados, será de péssima qualidade, certo?
Por isso, perceba que a ideia aqui é até similar à do certificado para profissionais, mas o exame é distinto. O objetivo para produtos, serviços e processos produtivos é comprovar a sua eficácia.
Como se preparar para exames de certificação em TI
Se você vai fazer um exame de certificação, é preciso se preparar. Embora existam testes mais fáceis e iniciantes, ainda assim eles exigem um conhecimento específico, sobretudo na área da tecnologia da informação.
Por isso, nada melhor do que saber de fato como se preparar para essas oportunidades. Se você falhar no exame, significa tempo perdido e um investimento financeiro também, uma vez que eles não costumam ser gratuitos.
Por isso, uma dica importante é jamais fazer um exame deste tipo só por fazer. Em vez disso, escolha aquele que realmente irá agregar ao seu perfil profissional. A partir dessa escolha, dedique-se para tirar o melhor proveito possível.
Só que você não está sozinho nessa hora, a não ser que queira. Assim como você está querendo fazer um exame de certificação importante e consolidado na área, muitos outros já passaram por essa experiência.
Dessa maneira, existem muitas dicas de quem já fez e, de modo complementar, também há cursos especializados. Estes cursos são ministrados por especialistas que estudam as provas, a forma como as questões são elaboradas, quais conteúdos são abordados, etc.
Ou seja, eles já fazem boa parte do serviço que você teria de fazer. Então, acabam sendo ótimos, agregando qualidade ao seu estudo. Assim, na prática, você otimiza seu estudo e tem um custo-benefício que pode fazer a diferença.
Aqui na Green Tecnologia, nosso foco é em exames de certificação na área da tecnologia da informação. Por isso, temos treinamentos em diversas áreas, os quais são capazes de preparar profissionais nos mais diversos níveis, desde iniciantes até experientes.
Portanto, para conhecer nossos treinamentos, visite nosso site!