Juros é um termo muito ouvido hoje em dia, e pode ser definido como o rendimento de um investimento, valor referente gerado em cima do atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga sob empréstimo de um capital. Abaixo vamos explicar como realizar o cálculo de juros simples e juros compostos no Excel.
Juros Simples
Nos juros simples o valor do juros do período incide apenas sobre o valor principal, sem acumular com o juros do outro período.
J = C . t . p
No qual:
J = Juros
C = Capital
t = Taxa de juros
p = Período
Aplicando no Excel
Vamos calcular o valor do juros e o valor total a pagar por um empréstimo de R$220.000,00 à taxa de 1,20% ao mês por 2 anos e colocar isso no Excel.

O primeiro passo é organizar os dados para realizarmos os devidos cálculos: converter a taxa para decimal e o prazo para meses.


Feito isso, aplicaremos as fórmulas destacadas nos campos em amarelo para chegarmos aos resultados propostos.

Logo após o resultado será o seguinte:

Juros Compostos
No cálculo dos juros compostos após cada período os juros são incorporados ao capital, proporcionando juros sobre juros.
M = C . (1 + t)^p
Onde:
M: Montante
C: Capital investido
t: Taxa de juros
p: Período
Juros = Montante – Capital
Aplicando no Excel
Vamos calcular o mesmo capital de R$220.000,00 ao longo de 2 anos com uma taxa de 1.20% ao mês, agora utilizando o juros composto. Para isso vamos calcular primeiramente o valor do montante do primeiro mês, utilizando a formula:

Agora, vamos utilizar o valor do montante do mês anterior no lugar do valor do capital e vamos trancar a referência à taxa de juros colocando um cifrão antes da referência a sua coluna e outro antes da referência a sua linha, assim poderemos arrastar a mesma fórmula até o final do período.


Agora podemos calcular a projeção do juros com o formato moeda, basta subtrair o valor do montante mensal pelo valor do capital inicial, conforme a fórmula.

Arrastando a mesma fórmula até o fim do período é possível calcularmos o valor do juros mês a mês.

Essa é a aplicação de juros simples e compostos no Excel de forma que seja possível a manutenção do cálculo caso precisem ser alterados apenas alguns valores da planilha posteriormente.