A potenciação é uma operação matemática que serve para multiplicar um fator por ele mesmo. Por isso, nem sempre é muito simples, e pode acabar gerando resultados elevados. Dessa maneira, calcular a potenciação no Excel pode ser uma forma de agilizar e facilitar sua rotina.
Na sua escrita, essa operação envolve dois números, um chamado de base e outro de expoente. No exemplo xy, x representa a base, enquanto y é o expoente. Para entender como fazer estes cálculos no Excel, continue lendo!
O método mais simples de potenciação no Excel
A potenciação no Excel, ou exponenciação, como também é conhecida, possui três principais formas. Uma delas, a que iremos ver agora, é a mais simples, enquanto outras servem para operações mais elaboradas.
Portanto, agora veja como é simples fazer a sua potenciação no Excel sem fórmula alguma. Para isso, vamos utilizar um exemplo: 74. Como fazer? Basta seguir o passo a passo:
- Primeiramente, escolha a célula onde deseja que o cálculo seja realizado.
- Agora, basta digitar “=7^4”, sem as aspas. Repare que separamos apenas com um acento circunflexo
- Por fim, basta clicar em Enter e o processo estará concluído.
Viu só como esse primeiro passo é realmente simples? O resultado, que neste exemplo é de 2.401, deverá aparecer no mesmo instante.
Na imagem abaixo, você pode ver tanto a fórmula que utilizamos quanto o resultado final. Se quiser seguir este modelo, é só fazer no seu Excel normalmente.
Leia mais:
Como criar uma caixa de seleção no Excel: conheça o método mais prático
Saiba como fazer uma planilha de folha de ponto no Excel
Utilizando a fórmula do Excel
No entanto, quando falamos de potenciação no Excel, há outro meio que vai além daquele método simples apresentado na seção acima. Existe uma fórmula, também bastante prática, que auxilia a efetuar a exponenciação.
A sintaxe dessa fórmula é =POTÊNCIA(núm; potência). Desse modo, note que, entre parênteses, devemos inserir duas informações: o número que será multiplicado e quantas vezes isso irá acontecer.
Em virtude disso, preparamos novamente um exemplo para que você entenda melhor. Antes, porém, vamos para outro passo a passo bem básico:
- Prepare a sua planilha – por exemplo, com colunas com a base e o expoente, sobre os quais falamos na introdução, além da coluna para o resultado final da potenciação.
- Na célula que você deseja inserir o cálculo da exponenciação, basta digitar “=POTÊNCIA(“ sem aspas.
- Em seguida, adicione à fórmula a base, que em nosso exemplo anterior é o número 7. Então, até aqui teremos “=POTÊNCIA=(7;”, faltando completar a função.
- A última etapa é digitar o expoente, que é 4 em nosso exemplo anterior. Portanto, finalize a fórmula, de modo que ela fique =POTÊNCIA=(7; 4).
- Pronto, agora basta clicar em Enter e o resultado deverá aparecer imediatamente, da mesma forma que na imagem abaixo.
Assim como fizemos em nosso exemplo aqui, você pode simplesmente selecionar as células em que constam os números de base e expoente, em vez de digitá-los. Assim, a fórmula fica mais simples e facilita caso você tenha uma série de números para a mesma operação.
Divisão na própria potência
Até aqui, todos os casos que vimos foram de operações matemáticas de exponenciação mais simples. Mas o que acontece quando queremos complexificar isso? Por exemplo, com uma divisão dentro da própria potência?
Pense, aqui, que você precisa resolver um cálculo como 74/2*3-70? Parece uma operação bastante complicada e trabalhosa, não é verdade? Imagina se tivesse de ser feita à mão, como seria grande o trabalho. Até mesmo com o auxílio de uma calculadora não é tarefa fácil.
Portanto, nestas situações é que vemos a maior virtude dos cálculos de potenciação no Excel. O programa é muito útil porque permite realizar tudo isso em um piscar de olhos, economizando muito tempo e dor de cabeça.
Então, sem mais delongas, volte à sua pasta de trabalho do Excel e siga mais este passo a passo, que é muito similar aos anteriores:
- Na sua planilha, vá até a célula em que deseja realizar o cálculo.
- Em seguida, digite como fizemos na primeira seção do texto. Aqui no nosso exemplo, ficaria =7^(4/2)*3-70.
- Por fim, basta pressionar Enter e o resultado virá como em um passe de mágica. O resultado deverá aparecer como na imagem abaixo.
Muito simples, não é mesmo? Agora clique aqui e saiba como escolher o melhor curso de Excel online para o seu perfil!