O Excel faz parte do pacote Office e é extremamente conhecido. Já o Power BI é uma ferramenta da Microsoft mais voltada para business e big data, ganhando mais reconhecimento recentemente. Assim, a popularidade já é uma entre as diferenças entre Power BI e Excel.
No entanto, não é só isso que define os dois. Existem várias diferenças marcantes que podem fazer com que um ou outro seja o melhor para você. Leia e entenda!
Diferenças entre Power BI e Excel com tabelas
As primeiras diferenças entre Power BI e Excel sobre as quais devemos falar é com relação às tabelas. Embora elas sejam utilizadas em ambos os aplicativos, isso ocorre de forma distinta em cada um deles.
Isso porque a própria natureza dos dois softwares é diversa. Entre as diferenças do Power BI para o Excel mais marcantes, uma delas é que o Power BI permite um aprofundamento maior nos dados.
E, ao final, isso impacta também nas tabelas. Por exemplo, enquanto o Excel, mais simples e imediato, possibilita que as tabelas sejam duplicadas, no Power BI isso não acontece.
Além disso, o próprio estilo das tabelas é diferente. Nesse sentido, o Excel também é mais fácil e oferece melhores recursos na customização. Isso é interessante principalmente para quem quer fazer relatórios em diferentes estilos.
Como são os relatórios nos dois softwares?
Seguindo na linha do que falávamos acima, uma das diferenças entre Power BI e Excel é que o Power BI é mais robusto e permite uma maior complexidade. Esse fator é relevante quando pensamos em relatórios mais complexos.
Dessa maneira, o MS Excel traz relatórios mais comuns e padronizados. Já no caso do Power BI, os modelos são melhores, em especial se você deseja aprofundar a análise de dados.
Aplicações e ferramentas de cada um
Dois assuntos correlatos são as aplicações e ferramentas dos programas. Neste caso, também há diferenças entre Power BI e Excel.
Sobre as aplicações, o Excel não permite a conexão a modelos mais novos da Microsoft. Por isso, o Power BI acaba sendo uma alternativa mais interessante para KPIs, comparativos, dashboards e para proporcionar uma melhor visualização dos dados.
Sobre os dashboards, por exemplo, no Excel há uma limitação ao usuário. No Power BI, é possível até mesmo a personalização, de modo muito mais avançado.
Principal uso do Power BI e do Excel
Falando em termos mais gerais, qual é o uso principal de cada um dos programas? Quais as diferenças entre Power BI e Excel nisso?
Primeiramente, sobre o Excel, este é um software muito tradicional, desenvolvido pela Microsoft. Seu principal objetivo é facilitar a inserção de dados em estruturas mais simples. Por isso, preza por um tipo de análise de entregas mais rápidas, sem o mesmo aprofundamento.
Ainda assim, conta com diversos recursos importantes. Por exemplo, o Visual Basic for Applications (VBA), o recurso de tabelas dinâmicas, entre outros.
Já, no Power BI, o foco é com um caráter mais empresarial. Ou seja, facilitar a tomada de decisões em termos estratégicos, de planejamento e na resolução de problemas. Inclusive, ele permite simplificar dados provenientes de várias fontes.
Diferenças entre Power BI e Excel na estrutura de modelo de dados
Assim como falamos antes, o Excel é voltado para usos mais corriqueiros. Enquanto que, o Power BI tem um foco mais específico, permitindo uma maior profundidade, especialmente em negócios.
Nesta linha, a estrutura de modelo de dados do Power BI é consideravelmente maior. Assim, alcança uma maior complexidade. Por outro lado, o Excel é mais modesto, ainda que também contenha muitos recursos.
Velocidade das análises
Uma última entre as diferenças entre Power BI e Excel é com relação à velocidade de análise dos dados. Aqui há uma surpresa para alguns.
Embora o Power BI seja de certa forma mais complexo do que o Excel, sua velocidade de processos é menor. Isso se traduz em gráficos, tabelas e afins mais rápidos.
Diferenças entre Power BI e Excel: qual é o melhor?
As comparações sobre as diferenças entre Power BI e Excel permitem avaliar se há um melhor que outro. Na verdade, porém, não existe uma regra geral. As duas ferramentas podem ser bastante úteis dentro de determinados contextos.
Dessa maneira, depende do que você precisa e do que está habituado. Tanto o Excel quanto o Power BI podem parecer melhores opções em relação ao outro. O mais importante é procurar saber trabalhar com grande conhecimento nas ferramentas que você escolher.
Aqui na Green, oferecemos treinamentos nos dois softwares. Venha aprender conosco!