Nas últimas publicações, começamos a falar sobre a plataforma de computação em nuvem da Amazon. No entanto, ainda restam dúvidas sobre um ponto importante: afinal, o que é AWS em TI? O que isso significa na prática?
Hoje em dia, a Amazon Web Services faz sucesso no mundo todo, inclusive no Brasil. Como falamos na última publicação, são mais de 200 serviços disponibilizados, que abrangem muitas áreas e auxiliam empresas de todos os portes com excelência. Quer saber mais? Siga lendo!
O que é AWS?
Pois bem, como falei acima, a Amazon Web Services (AWS) é uma plataforma de cloud computing. Atualmente, ela é a mais utilizada no mundo todo e, segundo a própria empresa, são mais de 200 milhões de clientes.
Entre os clientes, estão desde startups que estão começando e visam crescer rapidamente, até grandes empresas e órgãos governamentais. Assim, todos têm os mesmos objetivos: reduzir custos e aumentar a agilidade e a automação de seus serviços.
Dessa forma, quando falamos em o que é AWS em TI, nos referimos a esta plataforma. Nela, há a oferta de serviços tecnológicos por meio da internet, e o cliente paga apenas de acordo com o que consumir.
Sem ter um compromisso fixo ou custos iniciais, é possível escolher e utilizar os mais de 200 serviços oferecidos pela plataforma a partir de suas preferências e necessidades. Por isso, esse é o serviço de cloud computing considerado o mais completo nos dias atuais.
Digamos, por exemplo, que você precisa de uma solução relacionada a bases de dados. Então, a AWS possui algumas ofertas de serviço que podem auxiliá-lo a encontrar o recurso perfeito. E o mesmo ocorre para outras 25 categorias, como segurança, armazenamento, machine learning, internet das coisas, etc.
Dessa maneira, o impacto mais imediato que a plataforma tem é mesmo de reduzir custos e agilizar a aquisição de hardware, como ela promete. A Amazon consegue fazer isso a partir do investimento em datacenters, que estão espalhados pelo mundo.
Benefícios da Amazon AWS
Até aqui, você já deve ter entendido o que é AWS em TI, certo? Este serviço de computação em nuvem da Amazon é utilizado por empresas de todos os tamanhos e não é à toa. Para entender melhor os motivos, separamos uma lista de benefícios.
Grande quantidade de serviços disponíveis
Um fator importante é que a AWS é a plataforma de cloud computing que mais oferece soluções. Dessa forma, por ter a maior funcionalidade do mercado, com um grande número de recursos e serviços, ela provavelmente vai conseguir entregar exatamente o que você deseja.
Essa vantagem também torna mais ágil e fácil mover suas aplicações para a nuvem, a partir de uma mesma plataforma. Sendo assim, é possível integrar tudo num só local.
Além disso, a plataforma visa oferecer serviços diversificados. Suponhamos novamente que você precisa de um serviço de banco de dados. Então, vai encontrar uma série de opções, formuladas pensando em tipos diferentes de aplicativos, justamente para se adaptar ao maior número de empresas possível.
O serviço é muito seguro
Não dá para falar sobre o que é AWS em TI sem mencionar o fator da segurança. Afinal, imagine se tudo isso fosse facilmente invadido e os seus dados fossem roubados?
Na verdade, é muito difícil que isso ocorra. Primeiramente, pela quantidade de datacenters que a Amazon possui. Além disso, a empresa possui uma série de certificações e relatórios de auditoria que fortalecem isso.
Ou seja, de fato ela vai atrás do que afirma, que é buscar oferecer um serviço seguro aos clientes. Só para que se tenha noção, hoje ela cumpre com 90 certificações de conformidade e normas de segurança no mundo todo, com mais de 230 recursos para garantir este ambiente seguro.
Custo-benefício
Uma expressão bastante recorrente no ambiente empresarial é o de custo-benefício, certo? Então, será que a AWS vale a pena mesmo neste sentido?
A resposta é que, de fato, vale. Se você quiser provar para ver, vá atrás e avalie quanto custa ter uma infraestrutura própria para guardar seus dados de forma interna na empresa. Em seguida, compare com os custos dos serviços AWS.
Fazendo isso, você vai ver por você mesmo o quanto vale a pena. Aliás, essa questão de otimizar custos é um dos principais argumentos da própria Amazon com relação às empresas brasileiras.
Paga somente o que utilizar
Quando falamos a respeito do que é AWS em TI, nos referimos a centenas de recursos e serviços disponibilizados na plataforma. No entanto, é importante salientar que o cliente só paga de acordo com os megabytes que utilizar na sua aplicação.
Ou seja, embora tenha uma ampla gama de possibilidades à sua frente, não necessariamente você irá pagar por tudo. Assim, isso está relacionado também ao aspecto anterior, do custo-benefício.
Agilidade
Assim como já falei antes, a Amazon Web Services se destaca pela agilidade da sua plataforma. Dessa maneira, sua empresa não precisa aguardar e nem sofrer com perda de tempo enquanto realiza seu trabalho diário.
Como trabalhar com a plataforma
Por fim, após você entender o que é AWS em TI, é hora de falar de uma parte mais técnica. Pois então, como trabalhar com essa plataforma?
A melhor forma de conseguir se adaptar à plataforma de computação em nuvem é ter um profissional que saiba lidar com ela plenamente. Neste caso, vale a pena salientar que hoje em dia já há certificações e cursos preparatórios em AWS.
Aqui na Green Tecnologia, temos quatro opções preparatórias:
- Architecting on AWS: esse curso prepara para o exame AWS Certified Solutions Architect – Associate, relacionado à arquitetura da AWS.
- AWS Cloud Practitioner Essentials: este outro, por sua vez, prepara para o exame AWS Certified Cloud Practitioner, além de ensinar de uma forma geral como funciona a plataforma.
- AWS Technical Essentials: apresenta os serviços essenciais da AWS e soluções comuns;
- Systems Operations on AWS: por fim, este último prepara para o exame AWS Certified SysOps Administrator – Associate.
Está interessado em trabalhar com AWS? Quer a sua certificação? Procure um de nossos cursos para se preparar!