A computação em nuvem já é parte da rotina de empresas e também das pessoas. Diversas inovações nesse ramo devem chegar no futuro! Saiba mais sobre isso.
Já faz alguns anos que a computação em nuvem deixou de ser uma novidade e é parte da vida das pessoas e do dia a dia corporativo, seguindo em alta. Afinal, essa é uma forma eficaz e otimizada de armazenar dados.
Apesar dessa tecnologia já estar consolidada, inovações na área surgem todos os dias, prometendo ainda mais recursos em cloud. Acompanhe o texto para conhecer mais sobre essas tendências e sobre as vantagens da computação em nuvem!
Benefícios de usar computação em nuvem
Conheça os principais motivos para apostar na nuvem:
- Facilidade e praticidade
A computação em nuvem permite o compartilhamento de informações e recursos de forma rápida e simples, facilitando todos os processos de trabalho.
- Menos gastos
Usando as ferramentas da nuvem, as empresas não precisam gastar com servidores e licenças de banco de dados.
- Infraestrutura flexível
Ao contrário dos sistemas em hardware, ela permite aumentar ou diminuir a infraestrutura com agilidade, sem a necessidade de grandes investimentos. Ela acompanha o crescimento das empresas, oferecendo flexibilidade.
Conheça as maiores tendências atuais de cloud
Algumas tecnologias novas vêm surgindo, para aumentar ainda mais as funcionalidades e os benefícios. Veja duas das principais:
- Multi-cloud
É um modelo em que uma ou mais nuvens podem ser usadas em conjunto, por uma mesma instituição, em uma arquitetura única. Ou seja, os recursos de todos os serviços são integrados.
- Edge computing
Também chamado de computação de borda, é um tipo de arquitetura de TI onde os dados são processados o mais próximo possível da sua fonte, no limite da rede. Assim, o serviço é mais rápido, com tempo de resposta melhor.
Quais são os desafios da computação em nuvem?
Essa tecnologia, apesar de muito eficaz e vantajosa, também oferece alguns desafios. Veja quais são e como superá-los.
- Confiança na segurança dos dados
Em diversas instituições, o armazenamento em nuvem ainda é visto como um modelo pouco seguro, que deixa as informações muito vulneráveis. A verdade é que existem formas de evitar isso, escolhendo serviços que tenham uma estrutura robusta, com diferentes níveis de acesso.
- Downtime
O risco de queda do sistema também pode assustar. Afinal, ninguém quer correr o risco de perder arquivos recém salvos ou de parar o trabalho. Por isso, antes de contratar a ferramenta de cloud, é necessário se informar sobre o Service Level Agreement do fornecedor, que esclarece e assegura o escopo do funcionamento do serviço.
- Dificuldades na migração
O processo de transição entre servidores físicos para nuvem pode ser complexo e lento. Porém, diversas empresas já adotaram métodos mais simples e que geram uma migração tranquila e rápida.
Como será o futuro da nuvem?
Podemos prever que essa tecnologia sofrerá ainda muitas mudanças nos próximos anos – e até meses. Assim como em todos os outros ramos de tech, a Inteligência Artificial chega para trazer mais eficiência aos serviços de cloud, especialmente no âmbito de análise de dados.
Além disso, o uso de nuvem híbrida, um tipo de ambiente que mescla nuvem pública e privada, deve se tornar cada vez mais comum, por oferecer o melhor dos dois tipos de serviço.
Mas, podemos afirmar com certeza que as ferramentas de cloud computing seguirão sendo parte fundamental da gestão de TI no mundo corporativo e instrumentos úteis para o dia a dia das pessoas. Elas foram e ainda são protagonistas da transformação digital em instituições, e já se tornaram essenciais para diversos negócios.
Conheça as nossas capacitações
Aqui, na Green Tecnologia, disponibilizamos diversos treinamentos na área de Cloud, com diversos modelos de ensino e conteúdo de excelência. Confira todos os nossos cursos!