Um tipo de Inteligência Artificial, o Machine Learning trabalha de forma autônoma a partir de um grande volume de dados. Conheça mais sobre esse recurso!
O Machine Learning, um tipo de Inteligência Artificial, está transformando a realidade empresarial através da sua capacidade de analisar e extrair informações a partir de grandes volumes de dados.
Essa ferramenta já se tornou fundamental em diversos setores e oferece inúmeros benefícios. Conheça mais sobre os tipos de Machine Learning e veja como essa tecnologia pode ser aplicada!
Quais são os tipos de Machine Learning?
Descubra as formas mais comuns de Machine Learning:
- Aprendizado supervisionado
É o mais utilizado. O seu funcionamento é baseado em resultados pré-definidos, ou seja, utiliza informações repassadas. A máquina consegue chegar a conclusões a partir do banco de dados que tem à sua disposição.
Um exemplo que faz parte do dia a dia é quando o seu e-mail classifica uma mensagem como spam automaticamente. A plataforma é capaz de realizar essa ação por que recebe um treino contínuo para reconhecer o padrão de um spam.
- Aprendizado não supervisionado
Não é comum, pois, nesse caso, a máquina começa a analisar os dados sozinha, buscando identificar conceitos que nunca visualizou antes. Isso gera resultados inconclusivos ou fora do esperado. O processo também leva mais tempo, tornando-se mais caro e menos eficiente.
Algumas plataformas usam algoritmos não supervisionados para recomendações, como os serviços de streaming. Para essa finalidade, a categoria é ideal.
- Aprendizado semi-supervisionado
Mescla os dois anteriores, pois é um tipo de aprendizado supervisionado com poucos exemplos prontos. Portanto, une o direcionamento humano e a independência da máquina.
- Aprendizado reforçado
Nessa forma de Machine Learning, a máquina é testada incontáveis vezes. A orientação dos profissionais, indicando o que está certo e o que está errado, é o que leva ao aprendizado.
No que o Machine Learning é aplicado?
Qualquer empresa que tenha os seus próprios sistemas pode se beneficiar desse recurso, especialmente em:
- Mecanismos de buscas;
- Bots de atendimento ao cliente;
- Detecção de problemas;
- Sistemas de recomendação;
- Segurança;
- Logística.
Independentemente do uso, o Machine Learning oferece dois principais benefícios:
- Melhora a experiência do usuário
A utilização de algoritmos de Machine Learning coloca o usuário no centro, pois os dados que são coletados no momento do uso ajudam no aprimoramento dos sistemas.
- Agrega produtividade
A experiência melhorada não é oferecida apenas ao usuário final, mas também à própria equipe. Com a sua capacidade de processar dados com agilidade, ele faz com rapidez e facilidade análises que demoram muito tempo para serem realizadas manualmente.
Aprenda a trabalhar na área de IA com instrutores certificados
Os treinamentos que oferecemos na Green são ideais para quem deseja se destacar no mercado de TI. Temos diversas opções de cursos ministrados por profissionais especializados.