Principalmente após a pandemia de covid-19, o chamado teletrabalho ganhou ainda mais popularidade. Apesar de todos os seus benefícios, há um fator que costuma ser um problema comum: a produtividade home office.
Afinal de contas, trabalhando de casa existem muito mais distrações, que podem fazer com que você perca o foco rapidamente. Então, como evitar essas distrações? Como melhorar a produtividade home office?
1. Planeje as suas tarefas com antecedência
Primeiramente, o que você deve fazer é criar um planejamento a respeito das atividades que pretende desenvolver. Dessa forma, não vai ficar tudo sendo feito conforme vem à sua cabeça, mas sim a partir de um cronograma.
Portanto, no primeiro dia do seu trabalho, elabore esse cronograma. Hoje em dia, existem muitas metodologias visuais, que permitem que você trabalhe criando metas e colocando selos como “em desenvolvimento”, “finalizado”, etc.
Além disso, estabeleça também prioridades. Ou seja, o que deve ser feito antes e o que pode ficar para depois? Ainda assim, o que ficar para depois precisa ser feito em algum momento. Adiar não é para sempre.
Por fim com relação ao planejamento, tenha em mente que ele deve ser viável. Você não vai conseguir fazer mil coisas em um único dia. Então, estabeleça algo factível, caso contrário irá perder a motivação facilmente.
2. Estabeleça metas de produtividade home office
A segunda dica para melhorar a produtividade home office está ligada à anterior. Por isso, além de criar um planejamento sério, em que estabeleça cronogramas de trabalho, você pode complementar isso com outra etapa.
Me refiro aqui à criação de metas de produtividade. Ou seja, o que deve ser feito até qual período? O quanto você deve conseguir produzir em um único dia de trabalho?
Novamente, leve em consideração que as referências devem ser factíveis, assim como no planejamento. Todos nós temos grandes ambições, especialmente quando o assunto é ganhar dinheiro. No entanto, precisamos nos ater à realidade.
3. Prepare o ambiente de trabalho
Agora vamos para algo mais físico que impacta diretamente a produtividade home office. Muitas pessoas simplesmente colocam o notebook na mesa da cozinha e, de lá, começam a trabalhar como se estivesse tudo normal.
No entanto, saiba que esse é um problema enorme, por uma série de motivos. O principal deles é que você perde facilmente o foco, uma vez que está próximo de várias coisas que podem tirar a sua atenção.
Assim, as tentações são muito grandes. Por exemplo, de fazer uma pausa fora de hora para comer, ou então para assistir um pouco de TV. Além disso, para quem mora com familiares, há ainda a questão de outras pessoas interrompendo.
4. Evite distrações para melhorar a produtividade home office
Assim como cuidar do local de trabalho é importante para melhorar a produtividade home office, cuidar do tempo em que você faz cada tarefa também é. Isto é, tem hora para tudo, e não é só porque você está em casa que deve fazer uma tarefa doméstica quando lembrar.
Por isso, é fundamental ter em mente que horário de trabalho significa que você vai apenas trabalhar. Desse modo, faça como se estivesse dentro da empresa, em que é impossível lavar a louça, as roupas ou limpar o banheiro.
Contudo, caso isso seja impossível para você, a ideia é buscar um ambiente diferente. Hoje em dia, existem vários espaços coworking pelas principais cidades do país ou até mesmo cafeterias que podem servir para essa função.
5. Faça intervalos regulares
Ainda que a ideia seja trabalhar como se não estivesse em casa, o teletrabalho pode ser pesado. Portanto, algumas alternativas ajudam a descansar um pouco a mente e a evitar perder o foco.
Sendo assim, uma das principais delas e bastante recomendada por especialistas é a definição de intervalos regulares. Existem diversos métodos que servem para isso, e o melhor é que você procure observar com qual lida melhor.
Um deles, por exemplo, estabelece que a cada 30 minutos de trabalho, você deve descansar por 5. Então, faça isso três vezes seguidas e, após a terceira, dê uma pausa maior, que pode ser de cerca de 20 minutos ou até mesmo para o almoço, por exemplo.
6. Crie regras claras para aumentar a produtividade home office
Até aqui, você deve ter notado que aumentar a produtividade home office requer um certo esforço. Para que isso seja feito com sucesso, você deve introduzir regras bem definidas no seu dia a dia.
Entre as principais, prefira as que já foram citadas até aqui na publicação. Por exemplo, ter um ambiente de trabalho específico, ter um horário de trabalho predeterminado, fazer pausas ocasionais, etc.
7. Organize a sua mesa
Se há algo que prejudica qualquer trabalho é uma mesa bagunçada. Assim como isso é verdade para escritórios, também serve para quem trabalha da sua própria casa. Portanto, é outro fator a organizar.
Dessa maneira, deixe em cima da mesa somente o que for estritamente essencial. Por exemplo, ferramentas como calculadora, papel, caneta e outros que você utiliza na sua rotina.
8. Desenvolva suas habilidades no Microsoft Office
Para finalizar a publicação, saiba que se aperfeiçoar também é uma ótima forma de como melhorar a produtividade home office. Por isso, busque realizar cursos que ajudem a otimizar seu tempo e a eficácia do que você faz.
Entre os principais deles, destaco os treinamentos em Microsoft Home Office, uma vez que praticamente todo mundo os utiliza. Porém, ainda que quase todos façamos uso desses programas, é também quase unanimidade não saber utilizar o que eles oferecem.
Por isso, convido você a conhecer o nosso treinamento MS Teams – Produtividade no Home Office aqui da Green Tecnologia. Ele é realizado de forma virtual e tem a duração de 8 horas. Venha conhecer!