Algumas fórmulas do Excel são desconhecidas da maior parte das pessoas, inclusive de usuários frequentes. Ainda assim, elas podem ser de grande serventia, em especial quando falamos na economia de tempo.
Por isso, nesta publicação separamos 8 funções do Excel que a maioria das pessoas não conhece. Será que você já utiliza alguma delas? Leia e saiba como usar!
1. Fórmulas do Excel para remover duplicidades
Você já precisou identificar diferentes células com dados iguais em uma planilha? Pois saiba que existe uma fórmula do Excel que serve exatamente para isso. Essa função não apenas identifica, como permite remover células com valor ou texto igual.
Primeiramente, selecione as células em que estão os dados que devem ser conferidos. Em seguida vá na aba “Dados”, na parte de cima da tela.
Após isso, basta procurar o ícone de “Remover Duplicidades”, que fica nas Ferramentas de Dados. Uma caixa de seleção e confirmação virá. Dessa forma, clicando em ok, a varredura será feita.
2. A função para células absolutas
Há também uma fórmula do Excel para apontar que sua célula terá um valor absoluto. Esse valor serve, em geral, como referência para outras operações matemáticas que você possa fazer.
Para determinar essa célula absoluta, primeiro selecione a unidade da coluna que vai sofrer a alteração. Então, digite a operação matemática normalmente, apenas com um adendo.
Antes de cada célula que deverá aparecer com valor absoluto, coloque o símbolo de “$”. Assim sendo, deverá ficar como na imagem abaixo.
3. Transformando seus textos em colunas
Se você tem um texto, mas precisa transformá-lo em colunas, também é possível. Um recurso automático serve como fórmula do Excel para realizar essa transformação. Ajuda muito na economia de tempo.
Desse modo, basta seguir um passo a passo simples. De início, cole no Excel o texto que deve virar coluna. Agora, selecione os dados. Em seguida, na aba “Dados”, procure a função “Texto para Colunas”, na parte de Ferramentas de Dados.
Um assistente para conversão de texto em colunas vai aparecer. Então, selecione a opção “delimitado” na etapa 1. Na seguinte, selecione os delimitadores, como vírgula e tabulação. Por fim, a terceira etapa mostra uma prévia. Se estiver tudo certo, clique em concluir e pronto!
4. Fórmulas do Excel para preenchimento relâmpago
Uma fórmula do Excel muito conhecida é a do preenchimento automático. No entanto, ela não é a única. O preenchimento relâmpago é similar, mas não igual.
Por isso, podemos dizer que o preenchimento relâmpago tem diferenças notáveis. A principal delas é que ele precisa ter uma condição sujeita a alguns padrões. Isso deve estar baseado em outras colunas.
O primeiro passo é digitar um padrão que esteja de acordo com as colunas anteriores. Depois, arraste para baixo com o quadrado que fica na parte inferior direita da célula. Será preenchido nas células que você escolher.
Após isso, irá aparecer um quadrado pequeno de opções de preenchimento. Basta selecionar o preenchimento relâmpago, que irá editar os dados para os complementos certos.
5. Conheça a função SE
A fórmula do Excel permite a comparação entre valores. Digamos que você tem uma lista de preços. Você determinou que o que for maior de R$ 5,00 não irá comprar e o que for menor ou igual será comprado.
Então, é possível criar uma fórmula do Excel que faça um preenchimento automático indicando o que deve ou não ser adquirido. É o que a função SE faz.
Para isso, basta seguir o padrão =SE(teste_lógico;valor se verdadeiro; valor se falso). Assim, para saber em mais detalhes, inclusive como utilizar símbolos nela, clique aqui e veja nossa publicação!
6. Validando dados de uma lista
A validação de dados de uma lista é outra fórmula do Excel que pode ser útil em alguns contextos. Para ela, mais uma vez iremos usar a aba “Dados”.
Com a sua planilha aberta, procure, em Ferramentas de Dados, por um ícone de Validação. Ao clicar nele, abrirá uma nova janela. Então, no critério de validação, selecione “Lista”.
Abaixo, em “Fonte”, selecione os itens que irão para a caixa de dados. Pronto, agora uma exibição especial irá aparecer, com uma caixa de seleção para esses dados.
7. A formatação condicional
A formatação condicional é uma fórmula do Excel que torna possível dar mais destaque aos seus dados. Para utilizá-los, iremos à aba “Página Inicial”.
Primeiramente, selecione os dados que você quer realçar. Então, clique em “Formatação Condicional”. Lá, aparecerão cinco regras com configurações próprias. Desse modo, agora é só escolher a que mais se adapta ao que você deseja.
8. Fórmulas do Excel para soma automática entre planilhas
A soma automática entre planilhas é outra fórmula do Excel que auxilia na economia de tempo. Para isso, é claro, você deve ter um documento com mais de uma planilha.
O primeiro passo é determinar em qual será feita a soma. Assim, por exemplo, você pode criar uma nova, em que intitularemos aqui de “Final”.
Nessa planilha Final, escolha a célula que irá receber a fórmula. Então, digite a fórmula. No nosso exemplo, utilizamos duas planilhas e iremos somar a célula A5 delas. Por isso, utilizaremos a célula =SOMA(‘1:2’!A5). Basta editar com o correspondente da sua pasta de trabalho.
Ah, e todos os dados que você irá somar devem estar em células iguais. Ou seja, a célula A5 da Planilha 1 irá ser somada só com a A5 da Planilha 2 e assim por diante.
Aprender novas fórmulas do Excel pode ser de grande serventia. Portanto, para conhecer treinamentos do essencial ao avançado, clique aqui e venha para a Green!