Ter um formulário de cadastro no Excel é útil especialmente em casos de tabelas mais longas. Com esses formulários, você consegue preencher melhor a tabela e encontrar dados com muita facilidade.
Dessa forma, é uma opção que ajuda a ganhar tempo e a automatizar tarefas. O melhor é que é fácil criar um formulário simples e eficiente. Veja como nessa publicação!
Para que serve um formulário de cadastro?
Criar um formulário no Excel permite agilizar algumas tarefas do seu dia a dia com essa ferramenta. De forma geral, o principal uso é para que você possa preencher os dados de forma mais rápida e eficaz, com algumas possibilidades.
Ou seja, a partir do uso de um formulário, você torna o seu trabalho mais intuitivo. Isso é mais indicado para quando há necessidade de informações recorrentes.
Além disso, saiba que não são necessários conhecimentos avançados de Excel para conseguir criar seu formulário de cadastro. Sequer é preciso entender de VBA, por exemplo.
Quais são os benefícios de criar um formulário no Excel?
Criar um formulário de cadastro serve para trazer algumas vantagens ao usuário. Via de regra, essa é uma técnica que permite automatizar a inserção de dados. Assim, você não precisa preencher cada célula manualmente.
Em virtude disso, é um meio também de evitar possíveis erros de preenchimentos. Se você tem uma planilha muito grande, pode haver maior risco de errar ao alimentar com novas informações.
Nos formulários, você pode fazer entradas mais precisas exatamente nos campos em que deseja. Portanto, sem ter de ir para cima ou para baixo nas colunas para analisar as outras informações e cabeçalho.
Como criar um formulário de cadastro no Excel?
Para começar a criar um formulário de cadastro no Excel, você precisa, antes de mais nada, ter a sua tabela pronta. Por isso, se quiser iniciar, comece a transformar os dados que você tem em uma tabela no programa. Para fazer isso, selecione os dados que devem virar tabela e formatar como uma.
1. Preparando o Excel
Bom, feito isso, é hora de começar a aplicar o formulário em si. O primeiro passo é procurar a seta que fica no alto da tela do Excel. Lá, procure a opção “Mais Comandos” e clique nela.
Um método alternativo de chegar até essa opção é indo na aba “Arquivo”. Lá, procure por “Opções” e, após isso, clique em “Barra de Ferramentas de Acesso Rápido”.
2. Selecionando a opção de formulário
Então, uma vez que foi feito isso, deve abrir uma nova janela. É nesta nova janela que será possível avançar na configuração do formulário.
Com a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido selecionada, vá até a opção “Escolher comandos em” e selecione “Todos os Comandos”. Após isso, nas opções abaixo, procure por “Formulário” e selecione.
Agora, clique em “Adicionar”, na faixa entre as duas colunas de opções. Pronto, feito isso basta clicar em OK que a opção dos formulários irá para a barra de ferramentas. Você pode verificar isso: veja, ao lado daquela seta que clicamos no início, como apareceu um novo símbolo.
3. Aplicando o formulário de cadastro
Chegou a hora de enfim utilizar o formulário. Para isso, clique na célula que você deseja dentro da tabela. Então, selecione a opção de formulário que acabamos de ativar no alto da tela.
Neste momento, o formulário será aberto com as informações do usuário com as colunas e linhas. Então, edite como necessitar.
Para adicionar novas informações, clique em Novo. Após finalizar a inserção, basta dar enter e você verá aparecer na sua tabela de forma automática.
As opções do formulário de cadastro permitem realizar buscas, adicionar ou excluir critérios, e assim por diante. Você consegue fazer tudo isso de um jeito mais fácil, sem precisar ficar buscando direto na tabela.
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