Uma das muitas funcionalidades da Amazon Web Services (AWS) é o Lambda. Essa ferramenta oferece computação serverless, ou seja, sem servidores, permitindo a criação de aplicativos sem a necessidade de um servidor físico para rodá-los, utilizando apenas a nuvem.
O Lambda executa códigos a partir de eventos específicos, realizando a função correspondente a cada acontecimento. A seguir, descubra mais sobre os usos e benefícios desse recurso!
Como AWS Lambda funciona?
Primeiramente, o AWS Lambda pode ser definido como um conjunto de funções prontas para serem acionadas por eventos predeterminados pelo desenvolvedor, como um arquivo sendo enviado para um bucket S3, um usuário realizando uma ação no aplicativo ou uma nova mensagem em uma fila.
Portanto, quando um dos acontecimentos listados na configuração ocorre, é detectado pelo Lambda, que executa a função correspondente através da infraestrutura em nuvem, sem a necessidade de servidores físicos.
Além disso, dentre os destaques do funcionamento do Lambda, destaca-se o fato de que ele escala automaticamente, se necessário para lidar com a carga. Além disso, quando a execução da função é finalizada, os recursos computacionais são liberados automaticamente.
Portanto, os usuários de níveis pagos só desembolsam o valor referente ao tempo de computação realmente utilizado, assim como em outros recursos pay as you go da Amazon. O tempo ocioso, enquanto a aplicação não demanda o Lambda, não é cobrado. Também há uma versão gratuita disponível.
No que o AWS Lambda pode ser utilizado?
Alguns dos exemplos de uso destacados pela própria Amazon são:
- Aplicativos web
Além disso, combinando o Lambda com outros recursos da AWS, é possível desenvolver aplicativos web superpotentes, que se expandem e diminuem automaticamente conforme a necessidade, com nenhum esforço administrativo para garantir escalabilidade, backups ou redundância de datacenters.
- Machine learning
O AWS Lambda pode ser útil no pré-processamento de dados antes de usá-los para alimentar um modelo de machine learning. Conectando a ferramenta com o EFS, também é possível usar o modelo para previsões em larga escala sem precisar provisionar ou gerenciar uma infraestrutura.
- Processamento de dados
Crie uma variedade de sistemas de processamento de dados em tempo real sem precisar de um servidor, acionando o Lambda através de outros serviços da AWS, como S3, DynamoDB, Kinesis ou SNS.
Quais são os benefícios de usar o AWS Lambda?
Dessa maneira, confira as principais vantagens que a ferramenta garante:
- Escalabilidade
Como já citamos, o Lambda permite que as aplicações se ajustem automaticamente, aumentando e diminuindo o número de instâncias de acordo com a demanda.
- Possibilidades de integração
O Lambda se integra facilmente a outros recursos da AWS, como S3, DynamoDB, SNS, SQS, EFS e muitos outros.
- Segurança
É possível controlar o acesso às funções com IAM (Identity and Access Management) e demais opções de ferramentas de segurança.
Torne-se um especialista em tudo o que a AWS pode oferecer
Portanto, na Green, tenha acesso a diversos treinamentos e certificações em AWS, que ajudam você a dominar essa plataforma e se destacar no mercado. Confira todos os cursos no site e escolha o seu!