Os serviços de nuvem oferecem diversos benefícios. Entre eles, também está a segurança, que pode ser otimizada com soluções e operações específicas. Nesse formato de sistema, muitas atividades e custos são transferidos para o provedor.
Por isso, caso você ainda tenha dúvida com relação a questões como proteção de dados ou outras vantagens do cloud computing, essa publicação é para você. Siga lendo e entenda melhor!
Principais tipos de soluções em nuvem
Para começar, saiba que existem diversos tipos de soluções em nuvem. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, na Amazon Web Services (AWS), que é uma plataforma de serviços baseada em cloud computing.
Pois saiba que esse é somente um dos vários serviços existentes neste formato. Isso porque cada vez mais a utilização da nuvem tem se popularizado, oferecendo praticidade em relação às operações mais comuns em tecnologia da informação.
Assim, entre as soluções mais comuns em nuvem, podemos destacar as que servem para as seguintes funcionalidades:
- Servidores: servem para hospedar virtualmente uma rede, funcionando de forma similar aos sistemas operacionais e aplicações padrão.
- Armazenamento: permite o backup de dados, sendo ótimo substituto ou complemento para o armazenamento físico.
- Infraestrutura como serviço (IaaS): possibilita a utilização de recursos de hardware de forma autônoma e remota.
- Software como serviço (SaaS): são softwares disponibilizados sem a necessidade de instalar e manter nada localmente.
- Plataforma como serviço (PaaS): oferece uma plataforma virtual para a implementação ou o desenvolvimento do software.
Segurança em Cloud Computing
Com relação à segurança da nuvem, existem alguns mecanismos que podem torná-la preferível aos meios mais tradicionais. Aqui, então, vamos destacar três: a atualização dos sistemas, a detecção de ameaças e o risco dessas possíveis ameaças.
Iniciando pela atualização dos sistemas, o cloud computing permite acabar com o problema dos sistemas legados. Isto é, aqueles que, por não serem atualizadas, acabam se tornando menos seguras e eficazes, com lentidão e perda de performance.
Dessa forma, em vez de investir no hardware e no software da empresa, atualizar para a nuvem pode ser uma saída. Em geral, os softwares são atualizados diretamente pelas empresas provedoras, como a Amazon, no caso da AWS.
Com uma atualização mais recorrente, não somente você garante um bom desempenho como também diminui o risco de brechas para invasores. Afinal, hoje em dia, informação é algo muito valioso em qualquer organização.
O segundo ponto benéfico da segurança em cloud computing é com relação à própria detecção das ameaças. Para isso, imagine em uma startup que trabalha com big data. Analisar todos esses dados pode demorar muito e até mesmo ocupar tempo de outras operações.
Assim, quando se adota a tecnologia de nuvem, as atualizações contra ameaças são constantes e mais fáceis. Nos dias atuais, as aplicações conseguem verificar comportamentos fora do padrão do sistema, o que oferece uma proteção adicional.
Além disso, esses sistemas também reúnem um número elevado de informações sobre malwares, vírus, sites perigosos e afins. Com isso, torna-se mais fácil a proteção.
E isso está relacionado ao terceiro fator, que é o risco que os vírus e malwares podem gerar. Se o sistema é centralizado e localizado na empresa, há uma chance maior de que qualquer invasão possa acessar todo o sistema sem identificação. O próprio reconhecimento de padrões, somado a configurações específicas, auxiliam.
Outros benefícios de usar a nuvem
Os sistemas em nuvem podem ajudar a governança corporativa das empresas de variadas maneiras. Então, veja abaixo outros motivos pelos quais o cloud computing pode ser interessante:
- Reduz custos: em geral, os sistemas em nuvem reduzem custos, uma vez que necessitam de menos investimento em hardware e em pessoal especializado.
- Desempenho: com as aplicações sendo atualizadas constantemente, há uma garantia maior de desempenho, com menos riscos de problemas devido a desatualizações.
- Escalabilidade: as ferramentas em nuvem são ideais para empresas que estão crescendo, visto que permitem ajustar as configurações para períodos de alta.
- Acesso à alta tecnologia: mesmo organizações que não dispõem de alto volume de recursos podem acessar tecnologias de ponta.
Quer conhecer e se especializar em mais recursos em nuvem? Clique aqui e venha conhecer os treinamentos da Green!