Relatórios em BI servem para exibir um conjunto de dados de diferentes formas. Assim, com seu visual, eles ajudam na análise das informações e na tomada de decisões. Portanto, podem ser bastante úteis.
Ainda assim, dúvidas são comuns a respeito de como fazer relatórios em BI. Você sabe, por exemplo, a diferença deles para os dashboards? E quais são os tipos de relatórios mais comuns? Aprenda!
Qual a diferença entre dashboards e relatórios em BI?
Uma dúvida comum é sobre dashboards (ou painéis) e relatórios em BI. Ambos são parecidos visualmente, e é isso que causa confusão. No entanto, há diferenças entre os recursos de cada um.
Primeiramente, os painéis têm apenas uma página. Enquanto isso, os relatórios contam com uma ou mais delas.
Além disso, com relação às fontes dos dados, cada relatório conta com apenas um conjunto de informações. Os painéis, por outro lado, podem ter como fonte mais de um conjunto e mais de um relatório.
Uma funcionalidade interessante dos relatórios é a filtragem. Eles possibilitam também realçar e fatiar. Já os painéis não dão essas alternativas.
Os relatórios em BI também permitem ver melhor as tabelas, dados e conjuntos. Permitem, igualmente, a personalização e, a geração de códigos QR, a análise no Excel, entre outros fatores.
Dessa forma, dependendo do que você deseja, é necessário avaliar se um dashboard ou um relatório combinam mais. Caso a sua opção seja a de criar relatórios em BI, vamos ensinar mais nas próximas seções.
Como criar um relatório em BI?
Para criar relatórios em BI, você precisa primeiro ter o programa instalado em seu dispositivo. Com isso, poderá mexer à vontade nele. Para isso, basta acessar o site da Microsoft e baixar o instalador.
Feito isso, abra o Power BI. Então, procure a aba “início” e, após isso, vá em “obter dados”. Essas opções estão na parte de cima da tela.
Em seguida, você pode começar a personalizar o seu relatório. Na parte à direita da sua tela, você verá a opção “visualizações”. Nessa função você verá diversos recursos que irão dar mais vida aos seus relatórios em BI.
Por exemplo, você pode escolher gráficos, cores, filtros, tabelas e o que mais quiser. Dessa forma, torna mais visuais as informações que têm à disposição. A apresentação dos relatórios faz a diferença.
Quais são os tipos de relatórios no Power BI?
No Power BI, você pode criar uma série de relatórios diferentes. Cada um deles pode ser voltado para uma necessidade. Por exemplo, os relatórios de fluxo de caixa, os de vendas, os financeiros, etc.
Por isso, separamos algumas ideias de cada um. Veja abaixo:
Relatórios de vendas
Os relatórios em BI para vendas estão entre os mais comuns. Neles, você pode inserir uma série de índices e fatores para análise. Entre outros, podem constar números de e-mails e chamadas, produtos mais vendidos, oportunidades de mercado, etc.
Procure avaliar questões como o número de vendas em meses diferentes. Para quais regiões são vendidos? Quais são as maiores dificuldades? E as oportunidades?
Relatórios de RH
Os relatórios em BI também podem ser úteis na área de Recursos Humanos. Ou seja, como está a contratação, o desempenho dos colaboradores, os contratos, a integração entre equipes e assim por diante.
Desse modo, ter essas informações de uma maneira mais visual ajuda na tomada de decisões. Será que esses processos estão sendo feitos da forma certa? Há o que melhorar em algum setor?
Relatórios de marketing
O papel do marketing nas empresas continua sendo fundamental. Por isso, avaliar essas métricas permite dar respostas importantes às estratégias atuais do seu negócio.
Métricas de desempenho das campanhas, de funil de marketing, de tráfego e conversões, entre outros, podem estar nos seus relatórios em BI. Avalie questões do marketing tradicional e do marketing digital.
Relatórios financeiros
Por fim, um último exemplo dos relatórios em BI mais comuns é no setor financeiro. Eles permitem avaliar orçamentos, despesas, receitas, etc. Assim sendo, devem constar neles os as metas e os resultados.
Em geral, esses relatórios financeiros são apresentados para executivos, investidores e acionistas. Eles permitem uma visão mais completa do que está acontecendo na empresa.
Viu como criar relatórios no Power BI é fácil? Caso seus dados estejam em Excel, clique aqui para saber como tratá-los em BI!