Como escolher o treinamento em TI adequado para a sua equipe

Para acompanhar as transformações do mercado, a sua empresa precisa oferecer treinamentos de TI à equipe. Descubra a importância disso e veja como fazer! 

Em meio a tantas inovações que surgem no mercado de TI, manter o seu time sempre atualizado é fundamental. Tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Cloud Computing, por exemplo, são relativamente recentes e já causam grandes impactos no segmento, demandando profissionais que estejam preparados para trabalhar com elas. 

Oferecer treinamentos é uma forma de garantir essa capacitação, agregando ainda mais valor à equipe e qualificando a sua empresa para atender as necessidades do ramo. Mas, como escolher o curso certo? Veja as nossas dicas para isso! 

Qual é a importância dos treinamentos para o setor de TI? 

Com a procura crescente por profissionais de TI, a competitividade no mercado está altíssima. Por isso, as empresas que desejam se manter relevantes e desenvolver o seu trabalho, precisam contar com colaboradores especializados. 

Isso vai além de contratar pessoas já qualificadas, envolvendo também capacitar os funcionários antigos. Afinal, o processo de seleção e contratação gera muitos gastos e nem sempre vale a pena. 

Portanto, para acompanhar as mudanças frequentes no ramo e conquistar oportunidades de projetos vantajosos e contemporâneos, proporcionar treinamentos à equipe é necessário.  

4 passos para qualificar a sua equipe de TI 

Veja o que fazer para iniciar um treinamento em TI: 

  1. Identificar as necessidades do seu negócio

O primeiro passo é mapear os objetivos da instituição e quais são as habilidades que faltam para alcançá-los. Esse levantamento deve ser feito em conjunto com os profissionais, ouvindo quais são os pontos de melhoria observados por eles. 

  1. Definir no que investir

Nesse primeiro diagnóstico, surgirão diversas demandas de capacitação. Você terá que escolher quais são as prioridades, para focar esforços em apenas alguns assuntos de cada vez. 

  1. Planejar o processo de treinamento

Agora, é hora de encontrar o curso ideal. Procure uma empresa de educação em TI que supra as suas carências, oferecendo aulas dinâmicas e práticas, ministradas por professores com conhecimento do mercado e onde os alunos possam contar com recursos de estudo que potencializam a especialização. 

  1. Analisar os resultados 

Após a equipe realizar o treinamento, avalie se a iniciativa foi bem-sucedida, aplicando também certificações. Elas são benéficas tanto para a instituição, quanto para o profissional, que garantirá um certificado de que está qualificado para atuar em determinada área. 

Qual tipo de certificação em TI devo oferecer à minha equipe?

Além de treinamentos em tecnologias, linguagens e softwares específicos, existem algumas metodologias e certificações que são importantes para assegurar a qualidade do trabalho em TI. Você pode encontrar diversos cursos que estão de acordo com cada uma delas. Confira algumas:

  • ITIL

É uma biblioteca que reúne boas práticas para prestação de serviços em TI. Trata de cinco diferentes áreas: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço. 

  • COBIT

Visando a implementação de governança em TI, é um método que ensina as equipes e os gestores a trabalharem em conjunto para isso. Apresenta as melhores formas de definir e aplicar os processos necessários para atingir objetivos.  

  • ISO 2000

O treinamento permitirá que os colaboradores aprendam as melhores práticas para a gestão de serviços de TI, incluindo a gestão de incidentes, problemas e mudanças, e a gestão de níveis de serviço. Ele pode ajudar a melhorar a eficiência, a satisfação do cliente e a reputação da empresa, o que leva a um aumento da competitividade e do sucesso da organização como um todo.

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