Para acompanhar as transformações do mercado, a sua empresa precisa oferecer treinamentos de TI à equipe. Descubra a importância disso e veja como fazer!
Em meio a tantas inovações que surgem no mercado de TI, manter o seu time sempre atualizado é fundamental. Tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Cloud Computing, por exemplo, são relativamente recentes e já causam grandes impactos no segmento, demandando profissionais que estejam preparados para trabalhar com elas.
Oferecer treinamentos é uma forma de garantir essa capacitação, agregando ainda mais valor à equipe e qualificando a sua empresa para atender as necessidades do ramo. Mas, como escolher o curso certo? Veja as nossas dicas para isso!
Qual é a importância dos treinamentos para o setor de TI?
Com a procura crescente por profissionais de TI, a competitividade no mercado está altíssima. Por isso, as empresas que desejam se manter relevantes e desenvolver o seu trabalho, precisam contar com colaboradores especializados.
Isso vai além de contratar pessoas já qualificadas, envolvendo também capacitar os funcionários antigos. Afinal, o processo de seleção e contratação gera muitos gastos e nem sempre vale a pena.
Portanto, para acompanhar as mudanças frequentes no ramo e conquistar oportunidades de projetos vantajosos e contemporâneos, proporcionar treinamentos à equipe é necessário.
4 passos para qualificar a sua equipe de TI
Veja o que fazer para iniciar um treinamento em TI:
- Identificar as necessidades do seu negócio
O primeiro passo é mapear os objetivos da instituição e quais são as habilidades que faltam para alcançá-los. Esse levantamento deve ser feito em conjunto com os profissionais, ouvindo quais são os pontos de melhoria observados por eles.
- Definir no que investir
Nesse primeiro diagnóstico, surgirão diversas demandas de capacitação. Você terá que escolher quais são as prioridades, para focar esforços em apenas alguns assuntos de cada vez.
- Planejar o processo de treinamento
Agora, é hora de encontrar o curso ideal. Procure uma empresa de educação em TI que supra as suas carências, oferecendo aulas dinâmicas e práticas, ministradas por professores com conhecimento do mercado e onde os alunos possam contar com recursos de estudo que potencializam a especialização.
- Analisar os resultados
Após a equipe realizar o treinamento, avalie se a iniciativa foi bem-sucedida, aplicando também certificações. Elas são benéficas tanto para a instituição, quanto para o profissional, que garantirá um certificado de que está qualificado para atuar em determinada área.
Qual tipo de certificação em TI devo oferecer à minha equipe?
Além de treinamentos em tecnologias, linguagens e softwares específicos, existem algumas metodologias e certificações que são importantes para assegurar a qualidade do trabalho em TI. Você pode encontrar diversos cursos que estão de acordo com cada uma delas. Confira algumas:
- ITIL
É uma biblioteca que reúne boas práticas para prestação de serviços em TI. Trata de cinco diferentes áreas: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço.
- COBIT
Visando a implementação de governança em TI, é um método que ensina as equipes e os gestores a trabalharem em conjunto para isso. Apresenta as melhores formas de definir e aplicar os processos necessários para atingir objetivos.
- ISO 2000
O treinamento permitirá que os colaboradores aprendam as melhores práticas para a gestão de serviços de TI, incluindo a gestão de incidentes, problemas e mudanças, e a gestão de níveis de serviço. Ele pode ajudar a melhorar a eficiência, a satisfação do cliente e a reputação da empresa, o que leva a um aumento da competitividade e do sucesso da organização como um todo.
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