Processar um grande volume de dados exige um PC de alto desempenho que consiga rodar todas essas informações com eficiência. Além disso, é necessário ter o tamanho suficiente em HD para armazenar tudo, caso não seja em nuvem.
No entanto, você sabe como podemos definir um PC de alto desempenho? Quando ele é realmente necessário? E quais são as especificações de um computador assim? Acompanhe e entenda!
O que é um PC de alto desempenho?
Em ciência da computação, há uma área denominada computação de alto desempenho (ou high-performance computing, HPC, em inglês). Assim como sugere o nome, ela visa construir sistemas com uma performance bastante elevada, com motivações distintas.
Dessa forma, esses sistemas geralmente são mais complexos, individualmente ou em clusters. Por isso, requerem um investimento mais alto em um PC de alto desempenho e profissionais mais capacitados.
Esse é o caso de servidores criados especialmente para o uso da Big Data. Nesses casos, existe uma necessidade de combinação entre performance e durabilidade, oferecendo o melhor ao ambiente de trabalho.
Ou seja, eles visam oferecer ao setor de tecnologia de informação e aos outros da empresa as funcionalidades que precisam para exercer seu trabalho, de forma rápida e otimizada. Então, em situações como essa, o investimento vale a pena, uma vez que pode aumentar a produtividade de forma contínua.
Preciso de um PC de alto desempenho trabalhando com Cloud Computing?
Hoje em dia, muitos recursos funcionam em nuvem, como AWS e Azure, por exemplo. Esses sistemas oferecem um ambiente próprio para o trabalho, dispensando boa parte do que você necessitaria no seu computador.
Desse modo, um PC de alto desempenho nem sempre será necessariamente recomendado para quem trabalha com esses sistemas. Ainda assim, eles continuam ajudando na melhora da performance.
Além disso, em especial para quem está começando, é indicado aprender mais sobre Data Science de uma forma completa antes de pensar em focar em apenas um sistema. Portanto, investir em um computador de alto desempenho por mais essa razão é o ideal.
No entanto, para quem tem menos recursos à disposição, há uma alternativa. Em vez de rodar tudo no seu computador, você pode optar pelos recursos de cloud computing quando precisar rodar algo com maior processamento.
Especificações ideais para um PC de alto desempenho
Para ter um PC de alto desempenho, não é necessário fazer um investimento elevadíssimo no computador mais caro do mercado. Ao invés de seguir essa linha, você pode alcançar um desempenho razoável investindo um pouco menos.
É claro que, dependendo de fatores como o volume de dados e os programas que você roda, as indicações podem variar. Porém, os componentes listados abaixo devem ser o suficiente para praticamente todos os casos.
Processador
O CPU de um PC de alto desempenho é um dos itens mais importantes. Então, o melhor é ir, pelo menos, em um Intel Core i5 ou similar de outro fabricante. O ideal é investir em um Core i7 e evitar os Core i3, que, ainda que rodem algumas tarefas, podem te deixar na mão quando o volume de dados for mais robusto.
Memória RAM
A memória RAM de um PC de alto desempenho também é fundamental. Assim sendo, o mínimo indicado é de 8 GB. Evite menos do que isso, ou então provavelmente terá limitações importantes. Já o ideal é de pelo menos 16 GB, o que deverá aguentar algoritmos mais pesados.
Armazenamento
O espaço necessário em um PC de alto desempenho varia de acordo com a quantidade de dados que você vai rodar e se o armazenamento será local. O principal é investir em um SSD, que aumenta bastante a velocidade, em especial para o disco em que fica o sistema operacional.
Dessa forma, é possível investir, por exemplo, em um SSD de 256 GB para softwares básicos e o sistema operacional e um disco HDD de 1 TB para outros arquivos. É claro que quanto mais for possível colocar no SSD, melhor.
Placas de vídeo
Existe uma discussão se é necessário investir em GPU para um PC de alto desempenho. A principal orientação é que deve ser observada a finalidade do uso do computador para então avaliar a real necessidade.
Via de regra, a indicação é que se invista em placa de vídeo caso haja um trabalho mais pesado em deep learning. Assim, invista, no mínimo, em uma GTX 1050, avaliando o que você pretende rodar para talvez comprar algo mais potente.
Sistema operacional
A maioria dos recursos em data science funcionam em Linux. Portanto, essa é considerada a melhor opção de SO de um PC de alto desempenho para quem deseja se aprofundar nessa área.
Conseguiu montar seu computador de alta performance? Agora venha se especializar ainda mais em data science! Clique aqui e conheça os treinamentos da Green!