A Segurança na Nuvem AWS combina inovação, automação e praticidade na proteção dos dados. Dessa maneira, permite que organizações se concentrem na sua atuação principal com maior segurança com relação às informações, usuários e dispositivos.
Hoje em dia, são mais de 200 recursos oferecidos pela AWS em seu sistema de segurança. Por isso, para saber quais são eles e como utilizá-los, você precisa ter uma boa preparação. Leia e saiba como!
O que é a Segurança na Nuvem AWS?
As soluções de Segurança na Nuvem AWS alcançam os requisitos mais rigorosos de conformidade. Dessa forma, ela visa oferecer controle e confiança para que todas as empresas atuem em Cloud.
Uma empresa parceira da Amazon Web Services pode utilizar da rede da própria AWS para se proteger. Assim sendo, elementos importantes, como dados, localidade, dispositivos e aplicações ficam em maior segurança.
São mais de 230 recursos de Segurança na Nuvem AWS. Eles podem ser selecionados da maneira que você quiser, de acordo com as necessidades da empresa.
A partir disso, é possível automatizar uma série de tarefas de segurança. Então, a organização pode se focar no que mais interessa ao negócio. Dessa maneira, tende a haver um ganho em produtividade, em inovação e em crescimento.
Outro ponto importante é que apenas os serviços utilizados são pagos. Ou seja, ainda que mais de 200 recursos estejam à disposição, você pode usar só os que quiser sem pagar pelos outros. O pacote é definido apenas pelo que a empresa precisa.
Como funciona a Segurança na Nuvem AWS?
De acordo com o próprio serviço de Segurança na Nuvem AWS, o objetivo é ter uma “infraestrutura segura, resiliente, eficiente e de alto desempenho”. Para obter isso, são seguidos sistemas inovadores.
Nesse sentido, há quatro pilares básicos do sistema de segurança da AWS. São eles a prevenção, a detecção, a resposta e a correção.
Começando pela prevenção, ela visa prevenir riscos indevidos. Assim, são adotadas medidas de permissões, de proteção de dados e de usuários, por exemplo.
No caso da detecção, os serviços de monitoramento e de registro entram em cena. Eles proporcionam testes, auditorias e a detecção de possíveis riscos à segurança do sistema.
A resposta ocorre na hora de corrigir eventuais brechas. Ela atua na recuperação de dados e na busca pela origem do problema, para evitar que ocorra novamente.
Por último, a correção é a etapa de correção e de proteção em tempo real. Isso é realizado de forma automatizada, com possibilidade de monitoramento.
Quais são os benefícios da segurança da AWS?
A Segurança na Nuvem AWS é utilizada por empresas de todos os portes no mundo. Isso porque ela possui benefícios facilmente visíveis. Esta é uma nuvem comercial que possui altos níveis de segurança e confidencialidade.
Entre as vantagens principais, podemos citar alguns. Primeiramente, ela permite o controle do armazenamento dos dados e dos recursos utilizados. Assim, ainda que haja um alto nível de automatização, a empresa garante um monitoramento contínuo das atividades.
Outro ponto positivo é a integração dos serviços. A Segurança na Nuvem AWS permite a colaboração com outros times. Por exemplo, a de desenvolvedores. Dessa maneira, a implementação de códigos também é segura e ágil.
Além disso, saiba que a AWS se preocupa bastante com a privacidade. Em vista disso, há a possibilidade de criptografia, de gerenciamento de retenção e de mobilidade dos dados. Tudo que passa pelos sistemas da AWS, recebe um sistema de camadas de criptografia para maior proteção.
Mas quem garante que isso é verdade e realmente funciona? A Amazon Web Services possui a validação de terceiros. Isso garante que o nível de segurança atestado realmente é o visto na prática. Ademais, é utilizado desde grandes empresas até governos. Isto demonstra a confiabilidade no sistema.
Para quais empresas é indicado?
Entre os clientes do sistema de Segurança na Nuvem AWS estão empresas gigantes e governos. Alguns deles são a Nasdaq, a Netflix, a Sound Cloud, entre outros.
No entanto, não é somente este perfil de porte de empresa que pode se beneficiar. Na verdade, os recursos da AWS oferecem soluções para organizações de todos os tamanhos. Inclusive, é facilmente adaptável à escalabilidade da sua empresa.
Além disso, as ferramentas são adaptáveis a empresas que atuam de formas variadas. Portanto, independe se você usa equipes remotas, presenciais ou como se relaciona com clientes. Há segurança e facilidade na recuperação de dados com backup, se necessário.
Onde me preparar para a certificações de segurança AWS?
Para se preparar para os exames de certificação e para aprender usar a Segurança na Nuvem AWS, você pode realizar treinamentos. Eles são indicados para que você aprenda mais sobre os recursos oferecidos.
Neste sentido, na Green temos dois treinamentos em especial. Um deles é o Security Engineering on AWS. Ele prepara para o exame SCS-C01.
Neste treinamento, você vai aprender como usar os serviços de segurança AWS para se manter seguro na nuvem. Para isso, o conteúdo foca nas práticas de segurança de dados e sistemas de nuvem. Ainda, há destaque para as principais ferramentas da AWS.
O outro treinamento é o AWS Security Essentials. A duração é de 2 noites e 2 manhãs. Ele ensina os conceitos fundamentais de Segurança na Nuvem AWS. Assim, oferecemos uma visão geral da segurança da AWS.
Você já usa a Segurança na Nuvem AWS? Deseja aprender mais? Comente!