Hoje vamos citar uma funcionalidade talvez desconhecida por muitos, que são os operadores de referência do Excel. Atualmente são 3, sendo eles o espaço “ ”, o ponto e vírgula “;” e os dois pontos “:”. Cada um tem uma função específica nos cálculos, vamos conhecer mais sobre essas funções agora:
Dois Pontos
Os dois pontos são o operador de referência que trabalha com todo intervalo entre duas referências, por exemplo, quando nos referimos ao intervalo A1:A20. Estamos apontando para todas as células que estão no intervalo entre as duas referências, ou seja, A2, A3… A20. Para somar estes valores utilize a fórmula: =Soma(A1:A20).
Ponto e Vírgula
O ponto e vírgula é o operador de referência que considera apenas as referências escritas em si, sem intervalos. Por exemplo, quando nos referimos ao intervalo A1; A3; A9 estamos apontando ao Excel que considere apenas as células A1, A3 e A9 e não o intervalo entre elas. O resultado da em fórmula seria: =Soma(A1;A3;A9)
Espaço
O espaço é um caractere de interseção de dados pouco conhecido por muitos e nele podemos mencionar dois intervalos e pegar os dados que estão contidos em ambos. Por exemplo: se utilizarmos =Soma(A7:B15 A10:B17) o Excel irá calcular apenas as células que estão em ambos intervalos. Observe a imagem abaixo.
Resumo
Usando o dois pontos como operador de interseção: =Soma(A1:A10), a soma calculará o seguinte intervalo: (A1+A2+A3+A4+A5+A6+A7+A8+A9+A10)
Usando o ponto e vírgula como operador de interseção: =Soma(A1;A5), a soma calculará o seguinte intervalo: (A1+A5)
Usando o espaço como operador de interseção: =Soma(A1:A7 A5:A9), a soma calculará o seguinte intervalo: (A5+A6+A7), cujo são as únicas células que se cruzam.