Muitas plataformas digitais têm surgido recentemente, procurando inovar o mercado tecnológico. Isso aconteceu em decorrência do nascimento das Inteligências Artificiais (IA) Generativas. Essa ferramenta inédita aflorou a competitividade entre as empresas do setor e fez com que diversos softwares novos surgissem. Esse foi o caso do Serviço OpenAI do Azure.
Encabeçado pela Microsoft, veio para democratizar os grandes modelos de linguagem utilizando as vantagens das IA para variados segmentos.
Quer entender mais sobre o Serviço OpenAI do Azure e aprender como ele funciona? Continue a leitura deste artigo.
O que é o Serviço OpenAI do Azure?
O Serviço OpenAI do Azure é um software em nuvem da Microsoft que disponibiliza API’s (Application Programming Interface), conjunto de definições responsável por permitir a comunicação entre diferentes programas, e as integra aos principais sistemas da OpenAI.
Essa capacidade possibilita às pessoas personalizarem funções de ferramentas da empresa, como o ChatGPT, GPT-4, GPT-Turbo, etc. para servirem aos processos de uma organização específica.
Com o acesso livre a uma variedade de modelos de linguagem dentro da plataforma, é preciso ter cuidado ao usufruir das funcionalidades, pois eles necessitam treinamento. A partir de diretrizes bem feitas, é possível desbloquear o potencial do software, obtendo vantagens, como:
- Criação de modelos personalizados de IA generativa;
- Insights a partir dos dados da sua organização;
- Desenvolvimento de experiências customizadas de Chatbots;
- Automatização de processos corporativos.
Como obter o acesso ao OpenAI do Azure?
Como ainda é um sistema experimental, o acesso ao OpenAI do Azure é limitado. Isso acontece para que os desenvolvedores consigam corrigir as falhas identificadas e aprimorar as mecânicas oferecidas.
Por esse motivo, o serviço foi disponibilizado apenas para grupos seletos de organizações, visando encontrar essas áreas de melhoria. Mesmo assim, é possível inscrever-se para utilizá-lo mediante o preenchimento de um formulário no site da Microsoft.
Qual é a diferença entre as funções do OpenAI do Azure e o OpenAI?
É preciso diferenciar o OpenAI do Azure do OpenAI padrão. Mas, afinal, se essa ferramenta tecnológica foi desenvolvida pela mesma empresa, qual é o seu destaque? Existem algumas características que separam um do outro, como:
Propriedade e gerenciamento: o OpenAI Azure é ofertado pela Microsoft em parceria com a OpenAI, ou seja, apesar de usar o mesmo software, pertence a outra companhia.
Localização dos dados: as informações são armazenadas em espaços diferentes, inclusive, com regras de privacidade e segurança distintas.
Compatibilidade de serviços: apresenta uma maior facilidade em integrar-se com outros softwares da Microsoft, que estão no guarda-chuva Azure.
Suporte: o nível e a origem de assistência varia, estando de acordo com SLAs (Acordos de Níveis de Serviço).
Exclusividade: API’s únicos e adicionais aos da outra empresa.
Entenda os principais conceitos do OpenAI do Azure
O OpenAI do Azure é composto por conceitos base, que definem o todo do sistema. Veja quais são eles:
Solicitações e confirmações
É o ponto de partida da operação, realizado pela inserção de um comando, ou prompt, na interface. O encerramento se dá ao receber uma resposta gerada pela IA.
Tokens
O sistema processa o texto em “partes” chamadas tokens. Estes elementos são divididos em duas categorias: texto e imagem.
- Texto: aqui, eles podem ser separados em palavras inteiras ou em sílabas. Tudo depende do tamanho e da complexidade dos caracteres. A quantidade inserida na etapa de solicitação irá definir a latência do resultado gerado na conclusão.
- Imagem: são processadas levando em conta duas características, os detalhes de resolução (baixa ou alta) e o tamanho do arquivo.
Recursos
A partir da criação de um “Recurso” na plataforma, torna-se possível acessar as funcionalidades da IA no formato de “pastas”. Nesse local, são mantidas todas as informações de um projeto, que podem ser acessadas pelo usuário.
Implantações
Implantação é o nome dado ao processo de integração das APIs dentro dos Recursos. Apenas realizando essa ação se consegue gerar textos com a IA.
Engenharia de Prompt
As inteligências Artificiais da OpenAI são baseadas em prompts, sendo necessário muito conhecimento na sua escrita. As mínimas ordens entendidas pelo sistema podem mudar de acordo com o que foi ditado.
Modelos
O Azure conta com três principais tipos de modelos, responsáveis por diferentes atribuições dentro do Serviço. Veja quais são eles e as suas funções:
Dall-E: gera imagens.
Whisper: transcreve e traduz diálogos.
De texto: converte a escrita para a fala.
Torne-se um expert no Serviço OpenAI do Azure
Interessado em entender mais sobre essa tecnologia emergente e as suas capacidades? Na Green, contamos com um curso especial para isso, o AI-050: Develop Generative AI Solutions with Azure OpenAI Service.
É o percurso acadêmico ideal para qualquer pessoa que queira entender como o serviço OpenAI do Azure pode ser usado para implementar soluções de IA generativa.
Acesse o site para conhecer mais.