Grandes empresas no mundo todo já sabem o poder da nuvem para os negócios. Dessa forma, softwares como o Microsoft Azure estão cada vez mais em expansão e crescem em popularidade.
Programas como este oferecem uma série de recursos que podem trazer benefícios ao seu negócio. Eles aliam um potencial de redução de custos à melhora em processos internos. Entenda!
Por que usar computação em nuvem para empresas?
A computação em nuvem é uma realidade em empresas do mundo todo. Dessa forma, desde as gigantes multinacionais até negócios menores já estão usufruindo do cloud computing, como também é chamado.
Por isso, programas como o Microsoft Azure são cada vez mais uma necessidade. Eles não apenas facilitam a gestão de TI da empresa, como também melhoram a experiência dos usuários.
No armazenamento em nuvem, os dados não ficam armazenados no servidor da organização. Em vez disso, eles vão para servidores remotos.
Dessa maneira, isso resulta em alguns benefícios iniciais. Entre eles, estão uma necessidade menor de investimento em hardware e em espaço físico e a redução de custos que isso traz.
Além disso, é possível usar os serviços em nuvem a qualquer momento, de qualquer local. Para isso, basta ter acesso à internet nos seus dispositivos, como celular, tablet ou notebook.
Por fim, o próprio crescimento do negócio é afetado positivamente. A escalabilidade desses sistemas é um dos grandes pontos fortes. Eles permitem maior facilidade na hora de um upgrade, por exemplo.
Para que serve o Microsoft Azure?
Um dos principais serviços em nuvem hoje em dia é o Microsoft Azure. Embora ele possa ser utilizado por qualquer um, é o seu uso corporativo que tem maior destaque.
O Microsoft Azure oferece a infraestrutura necessária para equipes de TI. O serviço é pago através de planos mensais. Esses planos variam em função da necessidade que a sua empresa tem e com os recursos que irá utilizar.
Além disso, há uma facilidade maior nos custos de manutenção e na preservação dos backups. Tudo isso passa a ser responsabilidade do Microsoft Azure.
Em vista disso, ele alia o poder da infraestrutura de TI com recursos que oferecem produtividade. Assim sendo, é usado em áreas como o desenvolvimento de apps, para trabalhos com big data e até mesmo na gestão financeira, entre outros setores.
É interessante ressaltar também que existe integração com outros serviços. Por isso, se o seu negócio usa Google Apps ou Dropbox, por exemplo, pode realizar essa integração.
Quais são os principais recursos do Microsoft Azure?
A plataforma do Microsoft Azure oferece centenas de recursos. Inclusive, em uma publicação anterior já falamos sobre o que é o Azure e como funcionam algumas das principais ferramentas.
Para empresas, há alguns serviços de destaque. Um deles é a possibilidade de máquinas virtuais. Elas funcionam como computadores normais, só que em nuvem. Na prática, você fica com vários computadores em um só sistema com o mesmo hardware.
Uma questão mais prática é com o gerenciamento de rede interna. Isso facilita na melhora da gestão, uma vez que dá ao observador a permissão para monitorar e diagnosticar sobre a rede. Assim, obtém informações sobre o sistema a todo momento.
Inclusive, falando sobre dados, os recursos de inteligência artificial são muito bons. Eles permitem uma análise de desempenho mais profunda utilizando machine learning. Há até mesmo a sugestão sobre melhorias.
Por fim, outro exemplo de recursos é o banco de dados SQL. Essas estruturas de organização e armazenamento permitem configurar todo banco de dados de forma remota. Assim, você economiza em servidores locais.
Quais são os benefícios do Azure para empresas?
O Microsoft Azure tem um potencial de impacto positivo para empresas. Isso é traduzido em dois principais fatores. É a economia aliada à maior eficiência do seu negócio.
Em relação à economia, ela é principalmente financeira. No entanto, ela é vista também no tempo. Algumas funções do Azure permitem automatizar tarefas do dia a dia.
Sobre a eficiência, ela também se dá de várias formas. Nos colaboradores, há uma tendência de maior produtividade e integração.
Inclusive, a própria tomada de decisões sobre o planejamento é afetada positivamente. Com mais métricas e um potencial maior da análise de dados, é possível ter um maior desempenho.
Mas a eficiência não é apenas para os trabalhadores. Além disso, ela também é vista no sistema. De forma geral, toda a parte de TI tem um acréscimo de performance. Novas estratégias são possíveis e um sistema integrado é mais fácil de controlar.
Qual a melhor forma de usar o software?
Para utilizar o Microsoft Azure em empresas, você precisa estruturar o seu negócio. Isso exige planejamento e treinamento de funcionários para a nova tecnologia que será usada.
Isso tudo requer, também, a criação de índices de performance para avaliar o sucesso. Dessa maneira, você poderá entender se de fato está tendo um impacto positivo. Caso não esteja, será possível avaliar por qual razão não ocorre.
É fundamental ter uma organização interna e o conhecimento dos colaboradores. Aqui na Green, temos diversos treinamentos sobre o Microsoft Azure. Clique aqui e venha conhecer os Fundamentos do Azure!