Você sabe como calcular porcentagem no Excel? Entender cálculos básicos, como esse, pode ser muito útil no seu trabalho, nos estudos ou até mesmo na vida pessoal.
Desse modo, essa fórmula é muito utilizada, por exemplo, para o controle financeiro. No entanto, também tem outras aplicações. O mais importante é saber utilizar da forma correta. Quer entender como? Acompanhe!
Como calcular porcentagem no Excel
O Microsoft Excel é um dos programas mais utilizados quando falamos das atividades ligadas às áreas financeiras. Por isso, é comum lidar com cálculos como os de porcentagens de determinados valores. Em acréscimos ou descontos, por exemplo, como veremos mais adiante.
No entanto, antes de apresentar as aplicações mais específicas de como calcular porcentagem no Excel, vamos a explicação geral. Assim, você poderá aplicar às ações que deseja realizar, mesmo que não sejam ligados aos exemplos das próximas seções.
Então, de início, comece pelo básico. Isto é, tenha em mãos todas as informações que você vai precisar para realizar o cálculo das porcentagens.
Digamos que você queira saber o quanto gasta por mês, de todo seu salário, com idas ao restaurante. Para isso, precisa entender quais dados são necessários. Por exemplo, classificando todos os seus gastos em segmentos (restaurante, mercado, luz, condomínio, aluguel, etc).
Tendo isso em mãos, é hora de começar a organizar a planilha. Primeiramente, separe colunas para preencher com os tipos de gastos, com o valor bruto e, claro, com a porcentagem, que é o que queremos saber.
Se você já tentou alguma vez, pode ter caído no erro de como calcular porcentagem no Excel sem que o valor fique muito alto. Isso porque é necessário preparar certo para que não seja preciso multiplicar por 100. Então, selecione as células que vão receber os valores percentuais, clique com o botão direito, depois em Formatar Células e selecione Porcentagem.
Depois disso, basta começar a matemática. Portanto, vamos dividir o gasto mensal em restaurante (que é o que queremos saber) pelo gasto total mensal. Conforme a imagem abaixo, a função fica =B2/B7. Veja:
Dessa forma, após executar isto, basta selecionar o restante das células em porcentagem, clicar em Preencher e Para Baixo. Pronto, você já sabe o seu gasto mensal!
Calculando aumentos
Uma vez que já sabemos o básico de como calcular porcentagem no Excel, podemos avançar. Então, como calcular aumentos percentuais? Assim como você vai ver agora, também é muito simples.
Para simplificar, vamos continuar pensando nas contas a pagar. Por isso, imagine que você atrasou o condomínio o qual, em nosso exemplo, custa R$ 500,00. Portanto, deverá pagar uma multa, que aqui será de 3%. Como calcular?
Na verdade, é muito simples. Basta você multiplicar o valor do boleto pela porcentagem de juros da multa. Assim, terá o valor acrescido, o qual podemos somar ao valor original da conta para termos o valor total. Veja:
Portanto, note também que, se você entendeu bem como calcular porcentagem no Excel na seção anterior, aqui fica tudo muito mais fácil. E é exatamente a mesma lógica para descontos, como vamos ver na próxima seção.
Calculando descontos
Pois bem, já sabemos como calcular porcentagem no Excel e como calcular aumentos. Agora, chegou o momento de outra conta bastante comum. Então, vamos falar dos descontos, que são diminuições nos valores totais.
Por isso, imagine uma conta como o IPTU, que em muitos locais tem desconto quanto o pagamento é feito à vista ou com antecipação. Portanto, como saber se isso vale a pena? Como entender de quanto é esse desconto? E como subtrair no Excel com porcentagem?
A lógica é bastante similar ao que vínhamos tendo até aqui. Ou seja, você vai ter de inserir o valor total do pagamento e o valor do desconto. Estas são as informações básicas e fundamentais.
Dessa maneira, será possível calcular tanto o valor de desconto quanto o valor total após este desconto ser aplicado. Para calcular, novamente multiplique o valor total pelo desconto.
No entanto, em vez de somar um ao outro, agora você deve diminuir. Para ficar mais claro, vamos novamente recorrer a uma imagem para deixar mais fácil de compreender.
Assim, note que o cálculo para sabermos a multa é, mais uma vez, =B2*C2. Porém, para obtermos o valor com desconto, agora calculamos =B2-D2, em vez de somarmos os dois valores como antes.
Viu como aprender sobre Excel é útil? Clique aqui e venha conhecer o nosso curso MS Excel Essencial!