Você sabe o que faz um cloud engineer? Este profissional de TI é o responsável por construir e verificar as infraestruturas de nuvem das empresas.
Quem segue a carreira tem a chance de atuar em funções como arquitetura de nuvem, desenvolvimento e administração. Quer saber mais sobre a profissão?
Em nosso artigo, explicamos mais detalhes da área e as vantagens de escolher ela para a sua jornada. Siga a leitura com a gente!
Qual é a importância do cloud engineer?
A computação em nuvem está em constante evolução nos últimos anos. Empresas gigantes, como Google, Amazon e Microsoft, dominam o mercado e impulsionam as suas tecnologias, oferecendo agilidade, praticidade e segurança.
Não temos mais a necessidade de arquivar nossos dados e arquivos sigilosos em mídias físicas, como CDs, pendrives e HD externos. Com as soluções em nuvem, podemos acessar de qualquer lugar conteúdos de diversos tamanhos e complexidades.
Para que a operação seja capaz de entregar essa eficiência, um time de especialistas trabalha para manter a infraestrutura protegida e ativa constantemente. Entre os profissionais está o cloud engineer.
É ele quem estabelece os serviços das empresas na nuvem para que possam dimensionar e acelerar suas atividades. Alguns exemplos de ferramentas que usamos no dia a dia e precisam do cloud engineer agindo são as plataformas de streaming, os bancos digitais e os aplicativos de geolocalização.
Como o cloud engineer atua?
O profissional é responsável por ajudar a planejar e projetar infraestrutura para que as empresas atuem em plataformas de computação em nuvem. Quando o sistema já existe, ele trabalha para mantê-la em ação, resolvendo os problemas que surgem.
Entre suas tarefas diárias estão:
- Auxiliar as organizações a migrarem seus sistemas de computador para a nuvem;
- Configurar componentes de infraestrutura de nuvem, como serviços de rede e segurança;
- Criar aplicativos e bancos de dados que funcionam na nuvem;
- Monitorar os serviços de gerenciamento de nuvem e armazenamento de dados.
Por que escolher essa profissão?
De acordo com o site Glassdoor, só nos Estados Unidos, o salário médio anual do cloud engineer está acima de 115 mil dólares. Esta é uma área em constante crescimento, devido à expansão do sistema de nuvem a nível mundial.
Quanto mais empresas realizarem a migração, mais profissionais serão necessários para administrar as alterações diárias. Ainda segundo dados do Glassdoor, a capacidade de trabalhar com tecnologia cloud é uma das três habilidades mais buscadas nos candidatos.
Como se tornar um cloud engineer?
Estudo e capacitação são as ferramentas iniciais. Entender na prática como o profissional lida com as demandas diárias é a chave para o sucesso.
Para iniciar a preparação e aprimorar os seus conhecimentos, o melhor lugar é na Green. Conheça a trilha de cloud e descubra as possibilidades ilimitadas da computação em nuvem.
Acesse o site e saiba como expandir as suas habilidades, tornando-se apto a impulsionar a inovação e a transformação digital nas organizações.