Com a Inteligência Artificial em alta, a demanda por profissionais especializados nessa área aumenta muito. Conheça a profissão do engenheiro de IA!
A Inteligência Artificial está ganhando espaço no dia a dia, tanto da população em geral, quanto para os profissionais da tecnologia, criando novas possibilidades de trabalho e demandas por atuação capacitada nessa área.
Por isso, os engenheiros de IA estão e continuarão sendo muito buscados por empresas e projetos. A seguir, saiba mais sobre essa profissão, suas funções e as habilidades necessárias para trabalhar nesse segmento!
O que faz um engenheiro de Inteligência Artificial?
Executa e coordena todo o processo de desenvolvimento, programação e treinamento das redes de algoritmos que compõem uma Inteligência Artificial. É um trabalho complexo e que requer conhecimentos em diversas áreas, como softwares e ciência de dados.
Algumas atuações mais específicas do engenheiro de dados são:
- Desenvolver e testar modelos de Machine Learning;
- Criar e implementar aplicativos de IA a partir de códigos incorporados;
- Conduzir projetos de pesquisa em desenvolvimento de Inteligência Artificial;
- Realizar análises e projeções para a criação de sistemas avançados de IA.
- Gerir processos, prazos e equipe envolvidos em um projeto de IA;
- Desenvolvimento de sistemas robóticos e de Machine Learning para aplicação em áreas relacionadas à TI, como telecomunicações, gestão de recursos, automação e mais;
- Conversão de modelos de Machine Learning em APIs que podem ser aplicados em outros projetos;
- Treinamento de softwares para tarefas específicas, como detecção de objetos, reconhecimento de imagens, entre outros.
Quais são as habilidades importantes para o engenheiro de IA?
Um bom engenheiro de Inteligência Artificial precisa estar atualizado às inovações e ao cenário do mercado, especialmente sobre ciências de dados. Ele também precisa compreender o modo tradicional de desenvolver softwares e o ciclo de vida de um sistema, como as práticas de integração, entrega e implantação contínuas.
Ter expertise em desenvolvimento orientado a testes e a comportamento também é fundamental, já que o trabalho com IA envolve avaliar diferentes possibilidades e testar as aplicações constantemente. O ideal é que o engenheiro de IA tenha alguns anos de atuação e conhecimento em diversas linguagens de programação, especialmente Java, Python, C/C++ e Perl.
Os principais skills para quem deseja trabalhar nesse segmento são:
- Pensamento analítico;
- Proficiência em métodos modernos de desenvolvimento de software;
- Matemática e estatística;
- Ciência de dados;
- Pensamento crítico;
- Alto senso de responsabilidade.
Como se capacitar para atuar em engenharia de Inteligência Artificial?
Além de adquirir essas habilidades fundamentais, quem quer se tornar um engenheiro de IA especializado pode contar conosco!
Aqui, na Green, ministramos treinamentos oficiais da Microsoft que capacitam para o trabalho com o Azure AI, uma das principais plataformas para desenvolvimento de Inteligência Artificial do mercado.
Encontre esses e outros cursos, sobre diversas áreas da TI, no site!