Uma dificuldade comum enfrentada por profissionais de TI ao criar aplicativos é a necessidade de ter diferentes conjuntos de arquivos para cada sistema operacional. Para resolver esse problema, foram desenvolvidos os contêineres em nuvem.
Esses contêineres são essencialmente pacotes que contêm o código dos softwares e podem ser executados em qualquer ambiente digital, desde que estejam conectados à instância em nuvem que os hospeda. Ademais, a implementação deles é uma solução versátil e econômica para os desenvolvedores, que permite a adoção de novas tecnologias sem depender dos computadores ou dispositivos eletrônicos utilizados.
Quer entender mais sobre contêineres em nuvem? Continue lendo este artigo.
O que são os contêineres em nuvem?
Os contêineres em nuvem são pacotes que agrupam diversos arquivos de computador, os quais contêm códigos para a execução de softwares.
Antigamente, cada programa precisava de uma versão diferente dependendo do sistema operacional em que seria utilizado, como Windows, Linux, Mac, etc. Hoje, graças a essa tecnologia, é necessário apenas um tipo de pacote que pode ser operado em qualquer sistema operacional.
A única exigência para que esse processo funcione é que ele seja realizado na nuvem do fornecedor. Além disso, seu funcionamento pode ser explicado por quatro pilares:
- Runtime (tempo de execução): define o ciclo de vida e o isolamento de recursos para não prejudicar o espaço ocupado no armazenamento.
- Redes: garantem a comunicação das aplicações do interior do contêiner com o exterior.
- Armazenamentos: empregam armazenamento efêmero, o que significa que todos os dados passageiros gravados no contêiner são perdidos quando ele é interrompido, não acumulando informações desnecessárias na memória dos computadores.
- Orquestração: nos sistemas em grande escala, essa ferramenta automatiza a implantação, o dimensionamento e o gerenciamento de vários pacotes.
Quais são os benefícios?
Por ser uma tecnologia versátil e que não depende de hardware, os contêineres em nuvem oferecem uma gama de benefícios às empresas e aos usuários, como:
- Armazenar dezenas, centenas ou até milhares de contêineres em apenas um sistema;
- Distribuir e gerenciar a localização de cada pacote entre diferentes servidores;
- Abrir aplicações em lugares diferentes como se estivessem no mesmo ambiente;
- Executar inúmeros softwares sem a limitação de um sistema operacional específico;
- Proporcionar maior segurança e confiabilidade, pois se uma determinada máquina que está acessando o sistema falhar, outra pode rapidamente assegurar que os dados não sejam perdidos;
- Entre outros benefícios.
Quais são os casos de uso?
Muitas empresas e usuários já empregam os contêineres em nuvem em suas atividades diárias, aproveitando as capacidades dessa tecnologia. Veja alguns exemplos de seu uso:
- Microsserviços: com esta arquitetura digital, pode-se decompor aplicações em componentes independentes e menores, que executam funções específicas. Isso propicia a execução de programas que realizam tarefas sem depender da manutenção ou suporte de terceiros.
- DevOps: área responsável pela automação e gerenciamento da criação, teste e execução de aplicações de software, permitindo originar diferentes versões e oferecer assistência às práticas de integração contínua/implantação contínua (CI/CD) dos processos do segmento.
- Nuvem híbrida: combinando com os contêineres, é possível fazer com que os pacotes sejam acessíveis em diversas máquinas.
Qual é a diferença entre contêineres de nuvem e instâncias de nuvem?
As instâncias de nuvem desempenham o papel de servidores físicos virtuais e oferecem total configurabilidade. Isso permite que os usuários as utilizem de maneira semelhante a um servidor local, porém sem a necessidade de hardware.
Os contêineres, por sua vez, são implantados nessa outra tecnologia para garantir o seu funcionamento e distribuir as aplicações contidas neles, possibilitando a execução de forma flexível e escalável, sem depender diretamente de uma infraestrutura.
Aprenda mais sobre os contêineres de nuvem
Na Green, oferecemos diversos treinamentos que abordam esse tema, como o “Running Containers on Amazon Elastic Kubernetes Service” e o “DevOps Engineering on AWS“.
Cada um deles demonstra como essa tecnologia inovadora pode auxiliar os profissionais de desenvolvimento de TI no cotidiano de trabalho.
Conheça os cursos relacionados ao assunto em nosso site.