Criar uma droplist no Excel pode adicionar praticidade às suas tarefas do dia a dia. No entanto, ainda que essa seja uma tarefa relativamente simples, é comum nos esquecermos de que forma fazer e como otimizar as listas suspensas.
E então, você lembra do passo a passo de como criá-la? Sabe customizar com mensagens de entrada e alertas de erros? Continue lendo para aprender!
O que é droplist no Excel?
Em linhas gerais, uma droplist no Excel, ou lista suspensa, como também é chamada, auxilia na organização da sua planilha. A partir dessa função, você pode criar alternativas sem necessitar colocar informações em diversas células distintas.
Então, dessa maneira, é necessário apenas clicar no campo escolhido e selecionar a informação correta. Ou seja, não é preciso digitar, apenas escolher aquilo que convém para o campo a partir de opções predeterminadas.
Você apenas clica em uma seta para depois escolher a entrada correta. A partir disso, é possível tornar o seu trabalho mais eficiente e automatizado. Basta aprender como fazer utilizando a validação de dados.
Veja mais:
Função CONT.SE: aprenda a usar
Saiba como usar a função concatenar no Excel
Passo a passo de como fazer
Assim como mencionei acima, uma droplist no Excel é rápido de fazer e prático no seu uso. Este recurso de lista suspensa está disponível desde a versão de 2007 do software, e é presente até os mais recentes.
Portanto, se você deseja saber como criar uma droplist no Excel, siga o passo a passo a seguir:
- Abra o Excel e crie uma nova planilha.
- Selecione as células onde a sua lista suspensa deverá estar.
- No menu opções, vá na guia Dados e, após isso, clique em Validação de Dados, que está na faixa de Ferramentas de Dados. Então, deverá abrir uma aba de Validação de dados.
- Agora, basta criar a sua própria lista. Para isso, na aba de Configurações do menu que se abriu, vá em Critério de Validação e, na parte de Permitir, procure a opção Lista. em seguida, na opção Fonte, insira o texto ou os números que você deseja incluir na sua lista – eles devem estar separados por ponto e vírgula.
- Por fim, basta clicar em Ok e sua lista suspensa estará pronta.
Desse modo, perceba que é bastante simples criar sua droplist no Excel. Sendo assim, é um trabalho rápido, mas que pode ser muito útil, especialmente quando você tem opções predeterminadas as quais deve preencher nas suas planilhas.
Além disso, uma outra facilidade relacionada às listas suspensas é que hoje em dia também são possíveis de interagir no Excel Online. Então, ainda que não seja possível criá-las na versão gratuita, o software permite a utilização desse recurso desde que já esteja no documento inicial.
Portanto, se você deseja utilizar a droplist no Excel Online, antes é necessário seguir o passo a passo na sua versão da área de trabalho. Após isso, basta abrir o arquivo no Excel Online e começar a utilizar normalmente.
Como customizar uma lista suspensa no Excel
Ainda relacionado à droplist no Excel, uma última facilidade diz respeito à customização das listas suspensas. Assim como o que fizemos até aqui, isso também é bem fácil e pode se tornar prático no seu dia a dia.
Para começar, volte à guia Dados e à opção Validação de Dados, como no passo a passo da seção anterior. Depois disso, clique na aba Mensagem de Entrada e altere o Título e a Mensagem.
Dessa maneira, será possível determinar uma mensagem para ser vista quando a célula é selecionada. Ou seja, quem for mexer na lista, vai ver o que você deixou escrito, como uma orientação.
Além disso, outra opção é adicionar uma mensagem de erro. Para isso, novamente vá em Dados e depois em Validação de Dados. Agora, porém, vá até a aba Alerta de Erro.
Lá, selecione qual é o Estilo desse erro (as alternativas são Parar, Aviso e Informações). Então, escreva qual é o Título dele e qual será a Mensagem de Erro que será mostrada quando um dado inválido for inserido na lista suspensa.
Aprendeu a fazer sua droplist no Excel? Para saber mais sobre como mexer no programa, venha conhecer nosso curso MS Excel Essencial!