Você sabe como utilizar as funções do Excel dentro do Word? Como importar uma planilha ou um gráfico, por exemplo? Nem sempre o simples copiar e colar dá certo. Por isso, precisamos saber quais são as alternativas.
Para estas situações, existem duas principais alternativas, como você vai ver na publicação de hoje. Então, se deseja aprender para evitar qualquer tipo de problema, acompanhe!
Como adicionar uma tabela vazia no Excel dentro do Word
Para começar, vamos supor que você ainda não tem a sua tabela pronta. Ou seja, quer começar a fazê-la a partir do zero. E, para isso, quer utilizar o Word em vez do Excel. Então, será que é possível? Quais passos seguir?
Na verdade, é possível sim. O Word oferece funções e ferramentas similares às do Excel, caso você prefira trabalhar a partir dele. Dessa forma, basta seguir o passo a passo abaixo antes de começar a formatar dados no Excel:
- Abra a sua página do Word, procure a guia Inserir, depois o quadro Tabela e, em seguida, clique em Planilha do Excel, como na imagem abaixo:
- Em seguida, irá abrir o que chamamos de Excel dentro do Word. É como uma planilha que será aberta em um modo de compatibilidade, com todas as ferramentas que você está acostumado a utilizar no Excel.
- Feito isso, basta começar a editar os seus dados normalmente. Você poderá criar planilhas de controle, utilizar fórmulas diversas e tudo que quiser para o seu documento do Word.
- Quando terminar de inserir e de editar a sua planilha, basta clicar em qualquer área fora da tabela no Word. Assim, o programa voltará à sua forma normal de exibição para que você escreva seu texto normalmente.
Viu como é fácil? Porém, o que fazer caso você tenha esquecido de adicionar alguma coisa e já tenha fechado o modo de edição? Isto também é fácil! Basta clicar novamente na planilha que ela voltará ao mesmo modo de antes.
Também é possível alterar o tamanho da sua tabela. Funciona da mesma forma como se você tivesse importado. Então, é só expandir ou reduzir através dos pontos que ficam nas laterais e nos cantos da tabela.
Como importar uma tabela ou gráfico pronto do Excel
Bom, agora vamos partir de um outro pressuposto. Em vez de começar do zero, imagine que você quer importar uma tabela ou um gráfico que você já tem pronto no Excel. Neste caso, como utilizar o Excel dentro do Word?
Muitas pessoas fazem o simples copiar e colar, com Ctrl + c e Ctrl + v. No entanto, embora seja realmente bastante simples, isto pode gerar problemas. Não são incomuns as distorções de tamanho e de formatação.
Por isso, o melhor caminho é importar do jeito certo, evitando que depois você tenha que reformatar tudo dentro do Word. Para fazer isso corretamente, siga as etapas a seguir:
- Abra a sua pasta de trabalho no Excel onde a tabela ou o gráfico está localizado.
- Selecione a tabela ou o gráfico no Excel, clique com o botão direito do mouse em cima e, a seguir, em Copiar.
- Agora, abra o Word. Na guia Página Inicial (ou Início se sua versão for mais antiga), procure a opção Colar, clique na seta abaixo dela e, então, clique também em Colar Especial, como ilustra a imagem abaixo.
- Uma vez que você chegou até aqui, vai abrir uma nova aba para a escolha do formato. Portanto, selecione Texto formatado (RTF) e clique em Ok em seguida.
- Pronto! Agora sua tabela ou gráfico deverá aparecer normalmente no Word.
Em alguns casos, sua tabela pode não vir com as demarcações de linhas e colunas. Para ajustar, clique com o botão direito, vá em Propriedades da Tabela, em Bordas e Sombreamento e defina como preferir.
Como editar uma tabela ou gráfico no Word
Agora que você já sabe utilizar a ferramenta do Excel dentro do Word e como importar um gráfico ou uma tabela, é hora do último passo. E então, qual é a melhor maneira de editar o que você já tem?
- Selecione o gráfico ou a tabela.
- Procure a guia Design de Gráfico ou Design de Tabela.
- Lá você encontrar opções para editar os dados no próprio Word.
E se você quiser atualizar diretamente no Excel o gráfico que importou para o Word, por exemplo? Isto é ainda mais simples. Você pode fazer isso no Excel e atualizá-lo automaticamente no Word.
Utilizar a ferramenta de Excel dentro do Word é algo simples. Se você quer continuar ampliando seu aprendizado, venha conhecer os treinamentos de excel da Green, clique aqui!