Em nosso primeiro post a respeito da plataforma de Business Intelligence da Microsoft, você conheceu os fundamentos do Microsoft Power BI. Caso não tenha visto aconselhamos que acesse o artigo aqui.
À medida que você for aprendendo o que pode ser feito com o Power BI, é importante destacar que todas as atividades e análises feitas com o Power BI geralmente seguem um fluxo comum. Basicamente, o fluxo de atividades no Power BI é o seguinte:
- Obter os dados para o Power BI Desktop e criar um relatório;
- Publicar o relatório no serviço do Power BI;
- Compartilhar seus dashboards com outras pessoas;
- Exibir e interagir com dashboards compartilhados e relatórios nos aplicativos do Power BI Mobile.
O uso da plataforma pode variar de usuário para usuário. Você, por exemplo, pode usar todo o seu tempo no serviço do Power BI exibindo visuais e relatórios que foram criados por outras pessoas, o que usualmente chamamos de consumo de dados. Outro usuário pode gastar todo o tempo dele no Power BI Desktop, desenvolvendo os relatórios e dashboards que serão consumidos por outros usuários.
Mas para chegar no resultado final você vai precisar conhecer os blocos de construção do Power BI. Tudo o que você faz no Microsoft Power BI pode ser dividido em alguns blocos de construção básicos.
Para facilitar o seu entendimento desse conceito imagine que na construção de edifícios são usados madeira, aço, concreto e vidro; na fabricação de carros usa-se metal, tecido e borracha. Ou seja, para se chegar no resultado final são usados diferentes “blocos de construção”. Assim como existem edifícios inteligentes (estrutura mais complexa) e carros mais equipados (tops de linha) seus relatórios também podem ser básicos ou complexos.
Depois de compreender bem esses blocos de construção, você poderá expandir cada um deles e começar a criar relatórios mais complexos e elaborados. Abaixo estão os blocos de construção básicos no Power BI:
- Visualizações
- Conjunto de dados
- Relatórios
- Painéis
- Blocos
Vamos detalhar cada um desses blocos de construção básicos, abordar alguns itens simples que podem ser criados com eles e ver como itens complexos podem ser criados. Mas isso é matéria para os próximos posts … Não perca! ?