Sendo uma das funções mais importantes do Excel, a função SE é muito procurada pelas pessoas que desejam aprofundar seu conhecimento na ferramenta. Nela, por meio de testes lógicos, podemos pedir para que o Excel nos exiba uma mensagem por exemplo sob uma condição, e outra sob outra condição.
Sintaxe:
SE(Teste Lógico; Valor se verdadeiro; Valor se falso)
Com a condição acima você pode definir o valor de células a partir de condições, você pode fazer testes lógicos, checar o tamanho de um texto e muito mais.
Argumentos da função:
Teste lógico: é a condição que será feita por meio da função, para retornar o valor verdadeiro ou falso dependendo do resultado da condição. Este argumento é obrigatório.
Valor se verdadeiro: é o resultado que será retornado quando o teste lógico for avaliado como VERDADEIRO, ou seja, se a condição for atendida. Este argumento é obrigatório.
Valor se falso: este argumento representa o que será retornado caso o resultado do teste seja FALSO, ele se trata de um argumento opcional.
Operadores Lógicos:
Quando estamos criando uma função SE podemos usar qualquer um dos operadores abaixo e até mais de um ao mesmo tempo, caso necessário.
Observando na prática:
Suponhamos que você seja professor e deseje calcular se seus alunos passaram de ano ou não. Para isso utilizaremos a condição:
- Caso a média do aluno tenha sido menor que 6, ele será reprovado.
- Caso a média do aluno tenha sido maior ou igual a 6 ele será aprovado.
Porém, como colocar isso na função? Veja a imagem a seguir.
Na função acima, caso o conteúdo da célula E6 seja menor que 6, a situação será exibida como “Reprovado” e caso contrário será exibida como “Aprovado”, conforme as imagens a seguir.
Podemos também colocar uma função SE, dentro de outra, podendo assim criar várias condições, uma dependendo da outra.
Viu como é fácil?
Aprenda isso e muito mais no nosso curso de MS Excel Essencial.