Saiba qual é o papel da certificação ITIL® no mercado de TI, um dos que mais cresce em todo o planeta.
A área de TI é composta por diversas especializações capazes de aprimorar o seu desenvolvimento. A certificação ITIL®, assunto deste artigo, é uma delas.
Continue aqui e descubra tudo sobre o treinamento: o que é, importância, conteúdo programático e muito mais. Boa leitura!
O que é a certificação ITIL®?
Antes de mais nada, vamos explicar a você o que significa a sigla ITIL. Essas quatro letras dão forma ao conceito Information Technology Infrastructure Library, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, na tradução para o português.
Atualmente, a metodologia é uma das principais quando falamos em TI. Ela é aplicável desde os níveis estratégicos até os operacionais dentro de uma empresa.
Tudo isso dá forma à certificação ITIL®, que prepara você para o que já está implantado ou para aquilo que virá, com premissas como adaptabilidade, rapidez e transparência.
A qualificação mensura a sua familiaridade, conceitos e práticas essenciais para o gerenciamento de TI. Destaca-se por ter validade global e é requisito para a contratação de colaboradores nas organizações.
Por que a certificação ITIL® é importante?
Como mencionamos acima, o treinamento é bastante válido pois serve como requisito para contratar muitos profissionais hoje em dia. Ou seja, ele é essencial para a ocupação de vagas estratégicas no mercado de trabalho.
Mundialmente conhecido, o curso também promove uma formação em 360º a você. Ele o torna um verdadeiro craque no atendimento a clientes de tecnologia, suporte, infraestrutura, servidores, bancos de dados, entre outras áreas.
Todas elas são atuais e exigem funcionários qualificados para a realização das atividades!
O que a certificação ITIL® ensina?
O treinamento oficial ITIL 4 Fundamentos tem um conteúdo programático completo, com ampla variedade de conceitos e é preparatório para o exame de certificação. Confira:
Gestão de serviços (Introdução)
O que é ITIL® 4 Foundation?
História da ITIL® 4 Foundation
Serviço de gerenciamento de TI no mundo moderno
Definição de produto e serviço
Consumidores de serviço
Stakeholders
Gerenciamento de serviço
Valor e criação em conjunto
Valor (resultados, custos, riscos)
Gerenciamento de serviços
Utilidade e garantia
Ofertas e serviços
Relacionamentos de serviços
Modelo de relacionamento de serviço
Princípios norteadores e as 4 dimensões do gerenciamento de serviços
Princípios orientadores da ITIL® 4 Foundation
Foco no valor
– A experiência do consumidor
– Começar de onde você não está
– O papel da medição
– Aplicando o princípio – começar de onde você está
Progredir Iterativamente com feedback
– Aplicando o princípio – progredir iterativamente com feedback
Colaborar e promover visibilidade
– Aplicando o princípio – colaborar e promover visibilidade
Pensar e trabalhar holisticamente
– Aplicando o princípio – pensar e trabalhar holisticamente
Manter de forma simples e prática
– Julgando o que manter
– Objetivos conflitantes
– Aplicando o princípio – manter de forma simples e prática
Otimizar e automatizar
– O caminho para a otimização
– Aplicando o princípio – otimizar e automatizar
As 4 dimensões do gerenciamento de serviços
1. Organizações e pessoas
2. Informação e tecnologia
3. Parceiros e fornecedores
4. Fluxos de valores e processos
O Sistema de Valor do ITIL (SVS)
Visão geral do Sistema de Valor de Serviços (SVS)
Silos
Cadeia de valor de serviço
Planejar
Melhorar
Engajar
Design e transição
Obter e construir
Entrega e suporte
Práticas de gerenciamento de serviços
Conceito de práticas da ITIL® 4 Foundation
Gerenciamento de segurança da informação
Gerenciamento de relacionamento
Gerenciamento do fornecedor
Gerenciamento de disponibilidade
Gerenciamento de capacidade e desempenho
Gerenciamento de ativos de TI
Gerenciamento de continuidade de serviços
Gerenciamento de monitoramento de evento
Gerenciamento de liberação
Gerenciamento de configuração de serviço
Gerenciamento de implantação
Contribuição da melhoria contínua para a cadeia de valor
Controle de mudança
– Mudança padrão
– Mudança normal
– Mudança emergencial
Programação de mudança
Gerenciamento de incidente
Gerenciamento de problema
Problemas e incidentes
Identificação do problema
Controle de problema
Controle de erro
Gerenciamento de requisição de serviço
Central de serviço
Gerenciamento do nível de serviço
Acordo de Nível de Serviço (ANS)
Preparação para o exame
Simulado e análise de respostas
Tudo isso faz da certificação ITIL® uma das principais da área de TI, com alto valor de mercado. Ah, e aqui, na Green Tecnologia, você tem duas chances para passar no exame e ser aprovado!
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