Diversas empresas que ainda mantêm os seus dados salvos apenas em dispositivos ou servidores físicos, localizados em seu espaço, estão pensando em migrar tudo para a nuvem.
Afinal, as plataformas de cloud promovem mais proteção aos arquivos, permitem um espaço de armazenamento expansível sem necessidade de investir em hardware, entre muitas outras vantagens.
A seguir, veja algumas dicas para elaborar um projeto de migração eficiente, seguro e bem-sucedido, e confira mais benefícios para o seu negócio.
Qual é a importância de migrar para a nuvem?
Manter os dados arquivados em plataformas de nuvem traz uma série de vantagens, como:
- Redução de custos: contar com a nuvem ajuda a diminuir gastos com infraestrutura e manutenção.
- Flexibilidade para escalar recursos: aumentar a capacidade de armazenamento é simples com a nuvem, pois não há necessidade de investimentos em hardware, otimizando os recursos e até mesmo o espaço físico.
- Segurança e proteção de dados: diversas funcionalidades para melhorar a segurança estão disponíveis em sistemas de cloud, como criptografia nos arquivos, limitação de acessos de acordo com cargos e demandas, entre outros. Além disso, os dados não estarão suscetíveis a perdas por causa de danos a um dispositivo físico.
- Melhora da produtividade: a nuvem promove facilidade para acessar arquivos e aplicações de qualquer lugar, desde que com os acessos necessários. Isso faz com que os dados não estejam condicionados a uma pessoa ou local específico, otimizando a produção.
Dicas para uma estratégia de migração bem-sucedida
Veja como realizar esse processo da melhor forma:
- Classifique os dados que serão migrados
Antes de planejar a migração, organize e agrupe todas as informações. Separe por categorias e detalhe onde cada uma está localizada, para que nada se perca no processo. Também pode ser o momento de eliminar dados que não são mais úteis, como conteúdos obsoletos ou redundantes, evitando um trabalho desnecessário lá na frente.
- Comece o projeto
Agora, é hora de iniciar o planejamento. Nessa etapa, é necessário decidir se o processo de migração ocorrerá em paralelo ao trabalho normal (e o que fazer com os dados gerados nesse meio tempo) ou se haverá uma pausa, entre outros detalhes técnicos.
Também é importante definir as autorizações que cada usuário terá na nuvem, para estabelecer o acesso de cada perfil o quanto antes, evitando gargalos na rotina.
- Divida os dados por grupos
Para uma migração otimizada, separe as informações em grupos. Em seguida, faça testes migrando lotes. Esse processo pode ser executado em paralelo com outras atividades, não requerendo pausas na rotina.
Após a transferência, inspecione cada grupo de informação para garantir que tudo tenha sido transferido com sucesso e que as informações estão funcionais.
- Execute a migração
Depois dos testes, a migração definitiva pode ser executada. Antes de fazer a transição total do trabalho para a nova plataforma, verifique se tudo foi transferido corretamente, avaliando cada grupo de dados. Em seguida, sincronize os sistemas de origem e de destino para confirmar isso.
Aprenda mais sobre nuvem com a nossa ajuda
Especialistas em tecnologias de cloud serão cada vez mais requisitados na TI e você pode se tornar um. Aqui, temos diversos treinamentos para fomentar a sua evolução profissional, com cursos que falam sobre esses e muitos outros assuntos.
Acesse o site e confira!