Aproveitar as ferramentas que temos à disposição nos ajuda a ganhar tempo nas tarefas do dia a dia, principalmente no trabalho. Por isso, entender a programação VBA no Excel pode aumentar seus conhecimentos e a sua produtividade.
De maneira geral, essa é uma linguagem de programação que permite criar macros e automatizar muitos processos, como veremos hoje. Dessa forma, você pode utilizá-la em tarefas repetitivas. Leia e entenda!
O que é VBA?
Antes de mais nada, vamos começar pelo básico, não é verdade? E então, o que é a programação VBA no Microsoft Excel? Você faz ideia?
A sigla significa Virtual Basic for Applications e, como você vai ver mais para frente na publicação, permite inserir métodos de programação em documentos do Office, em especial no Excel, onde é mais utilizado.
Falando em Excel, aliás, o VBA torna possível aumentar as formas de controle e interação com as suas planilhas. Assim, fica mais fácil automatizar a edição delas, procurar e editar informações e até mesmo realizar cálculos.
Ou seja, essa é uma função mais avançada e que, quando bem compreendida, pode ser muito útil. Dessa maneira, você terá maior facilidade em gerenciar suas planilhas e pastas de trabalho, em particular aquelas que são mais extensas.
No entanto, caso ainda esteja começando, é bom dar uma olhada nas macros no Excel, sobre as quais já falamos em publicação anterior. Em geral, elas são similares à VBA em alguns fatores, mas um pouco mais básicas.
Ainda assim, é claro, nada impede que você aprenda direto sobre Virtual Basic for Applications. Porém, sabendo mais sobre macros, servirá como um conhecimento introdutório e que, talvez, ajude a ganhar tempo na hora do aprendizado.
Habilitando a função VBA no Excel
Existe algo que você deve fazer antes de começar a utilizar o VBA no Excel. Isto é, você precisa habilitá-lo, caso contrário não conseguirá sequer acessá-lo. Contudo, essa tarefa é bem fácil, e basta seguir nosso passo a passo.
- Primeiramente, procure a guia “Arquivo” e, em seguida, clique em “Opções”.
- Após isso, deverá abrir uma nova janela e nela você deverá procurar onde diz “Personalizar faixa de opções”.
- Acessando este menu, você verá algumas possibilidades. Então, à direita, no menu “Guias Principais”, selecione a aba “Desenvolvedor”, de modo que ela fique habilitada.
- Selecionando esta aba, basta dar ok na janela.
Assim, agora será possível ver uma nova guia na sua página principal da planilha, que é justamente a de Desenvolvedor, que vem desativada por padrão. É nesta guia que os recursos de macro e de Virtual Basic for Applications estarão disponíveis, como você já pode ver.
Além disso, vale a pena salientar que, independentemente do seu sistema operacional, o passo a passo é basicamente o mesmo. Portanto, não se preocupe se você não estiver em Windows.
Começando a programar em VBA no Excel
Uma vez que já habilitamos a guia Desenvolvedor no Excel, é hora de começar a programar com VBA. Dessa forma, é aqui que começa a parte tão esperada – e que, para alguns, pode ser um pouco trabalhosa no início.
Antes de começar a se aventurar com o VBA, saiba que existem várias possibilidades quando falamos nessa programação. Por isso, o mais importante é que você comece pelo básico, que é aprender em quais botões criar para criar automatizações, e somente depois comece a testar seus conhecimentos.
Passo a passo
- Para começar, clique na aba Desenvolvedor, que você habilitou há pouco.
- Então, uma vez que tiver acessado essa guia, procure por Virtual Basic (o botão mais à esquerda, ao lado de Macros) e clique nele.
- Fazendo dessa forma, vai abrir uma nova janela. Nela, portanto, clique primeiro em Inserir e, depois, em Módulo.
- Uma janela irá abrir e, para ativar o preenchimento automático de planilhas, por exemplo, digite a seguinte fórmula:
Sub cria_form()
ActiveSheet.ShowDataForm
EndSub
- Feito isso, você pode voltar para a sua planilha normalmente para começar as próximas etapas. Então, vá novamente na guia Desenvolvedor e clique em Inserir, que deverá estar mais ou menos ao centro, na parte de Controles.
- Uma vez que você tenha clicado em Inserir, procure “Botão (controle de formulário)” e o selecione, ao mesmo tempo em que arrasta na sua planilha uma área em que deseja aplicá-lo mais à frente.
- Com isso, uma janela “Atribuir macro” se abrirá. Selecione o código que você criou (deve ser o único presente naquele espaço, a não ser que tenha criado outros) e clique em ok.
- Agora você vai ver que um botão foi criado, e ele serve justamente para automatizar o preenchimento da sua planilha. Você pode alterar o nome, redimensionar ou movê-lo para onde quiser.
- Clicando neste botão, escolha “Novo” quando quiser começar a preencher as células, seguindo o padrão de funções já existente na tabela que você deseja automatizar.
Conseguiu começar a sua programação em VBA no Excel? Para aprender mais funções como essa e melhorar a sua produtividade, venha conhecer os cursos da Green Tecnologia!