O que é o Azure e como funciona?

Hoje em dia, são mais de 200 produtos e serviços na plataforma de nuvem do Azure. Nela, você pode criar, executar e gerenciar aplicativos com as ferramentas que preferir.

Por esse motivo, a plataforma oferece uma série de soluções para variadas áreas. Entre elas, estão os serviços de saúde, serviços financeiros, governo, varejo e manufatura, de acordo com a descrição do próprio desenvolvedor. Leia até o final para entender melhor!

O que é o Microsoft Azure

o que é azure

Bom, vamos começar pelo início, não é mesmo? Portanto, de forma simples e direta, o que é o Azure? Quem o desenvolveu? Quem utiliza essa plataforma?

Antes de mais nada, tenha em mente que a computação por nuvem tem crescido cada vez mais. Dessa forma, no mesmo ritmo, a tecnologia vai se aprimorando, fato que ocorreu em especial na última década.

É esse o caso do Azure, criado em 2010 e renomeado em 2014. A plataforma foi lançada pela Microsoft e hoje em dia tem em si toda a estrutura da gigante dos computadores. Ou seja, toda a infraestrutura, o cloud computing e os recursos estão lá.

Vale relembrar, ainda, que um serviço de nuvem é indicado para as organizações que desejam modernizar sua estrutura física passando para o cloud computing. Desse modo, transferem toda a estrutura local para uma em rede, a partir de uma mensalidade.

Assim também é a regra quando falamos sobre o que é Azure. Então, para contratá-lo basta pagar mensalidades, as quais podem variar em função das necessidades que a organização possui e as ferramentas e serviços que deseja contratar.

Em suma, essa alternativa de nuvem permite tornar mais barato o serviço, juntamente com uma opção mais segura na maioria dos casos. Além disso, não é necessário ter funcionários especializados para cuidar diretamente dos servidores.

Como funciona?

Agora que você já sabe o que é Azure, vamos falar um pouco mais sobre como funciona esse serviço. Em linhas gerais, a plataforma funciona a partir do pagamento dos serviços que você assinar.

Isso, então, pode ser feito de duas formas distintas. Uma delas, é de forma pré-paga, enquanto a outra é pós-paga.

Ademais, outra alternativa interessante é conhecer algumas ferramentas gratuitas que são oferecidas por tempo limitado. Dessa maneira, a sua empresa pode conhecer o que o Microsoft Azure oferece e contratar somente se achar que realmente vai agregar.

Diga-se de passagem, também, o maior uso é realmente por corporações. E isso pode ser feito desde as menores até as maiores, uma vez que a flexibilidade da assinatura permite utilizar somente o que é necessário.

Já, em termos mais técnicos, a plataforma funciona a partir de dois modelos conceituais distintos. Um deles é o de Platform as a Service (PaaS), enquanto o outro é o de Infrastructure as Service (IaaS).

  • PaaS: em geral, utiliza um modelo mais híbrido de nuvem, utilizando o que a empresa já possui e complementando pela plataforma da Microsoft. Os programas geralmente são rodados na nuvem, baseados na estrutura da empresa.
  • IaaS: já o modelo de IaaS permite diminuir muito mais a infraestrutura interna, armazenando e rodando basicamente tudo no sistema de nuvem.

Principais serviços do Azure

o que é o azure

Assim como mencionei antes quando falei sobre o que é Azure, a plataforma oferece diversos serviços. Por certo, alguns deles se destacam com relação aos outros e são mesmo mais populares no serviço da Microsoft.

Por isso, listamos brevemente os principais abaixo:

  1. Bancos de dados SQL: os bancos de dados permitem que a empresa armazene informações de forma remota, o que gera economia de recurso na contratação de servidores locais.
  2. Backup: além do armazenamento o backup é uma parte essencial, porque garante que seus dados não serão perdidos. Isso tudo é realizado de forma segura e automatizada, garantindo que a sua empresa não vai sofrer com perdas.
  3. Máquinas virtuais em nuvem: as máquinas virtuais são sistemas operacionais que possuem o objetivo de funcionar como se fossem computadores mesmo. No Azure, é possível adquirir várias, em diferentes sistemas operacionais (Linux e Windows) permitindo uma série de facilidades, como testes e desenvolvimento em TI.
  4. Gerenciamento de rede: quem entende de tecnologia nas organizações é o setor de TI, não é verdade? Por isso, o Azure permite centralizar todo gerenciamento de rede em uma parte da empresa – normalmente na área de TI.
  5. Serviços na nuvem: essa plataforma permite rodar aplicações em cloud computing. Dessa maneira, é possível automatizar processos que eram manuais, gerando um ganho na gestão e na produtividade dos funcionários.

Perceba que esses cinco serviços constam só como exemplo. Além deles, existem muitos outros, e certamente podem trazer grandes benefícios às organizações que estão precisando se modernizar.

Como se especializar

Bom, você entendeu o que é Azure, viu como funciona, entendeu alguns dos principais serviços e agora quer se especializar. Então, como fazer isso?

Felizmente, hoje em dia existem vários treinamentos que permitem que os colaboradores tenham um maior conhecimento nessa área. Assim, podem guiar a corporação rumo a essa modernização necessária.

Aqui na Green, temos 17 cursos em Azure para você! Essa grande diversidade, permite que você se especialize naquilo que a sua empresa realmente necessita. Veja abaixo quais são nossos treinamentos:

Iniciantes:

Infra e Administração:

Desenvolvimento:

Data e AI:

Entendeu melhor o que é Azure? E qual serviço a sua empresa está procurando? Deixe nos comentários!