Contar com especialistas em determinadas áreas administrativas e burocráticas é quase sempre uma vantagem, concorda? Em linhas gerais, é por isso que muitas organizações aderem à prática do outsourcing.
Esse modelo de gestão possui pontos positivos importantes, que podem auxiliar diversas empresas a terem vantagem competitiva. Quer entender como e se isso se aplica à sua? Então continue lendo!
O que é outsourcing?
Assim como você já deve ter percebido, o termo “outsourcing” é proveniente da língua inglesa. Dessa forma, entender um pouco melhor o que significa a origem da palavra também já ajuda na compreensão do que é essa prática.
Então, com uma tradução mais livre do conceito, temos a junção de “out”, que significa “fora”, com “source” que é fonte. Portanto, o outsourcing seria algo como uma fonte de fora, ou uma fonte externa.
Bom, mas o que significa no mundo real da prática empresarial? Basicamente, esse termo se aplica para quando uma empresa contrata outra especializada em outsourcing. A partir disso, essa especializada passa a atuar como parceira, em conjunto, visando um resultado em comum.
E, na verdade, isso acontece em diversas áreas. Por exemplo, na tecnologia da informação é algo muito comum e corriqueiro. Hoje em dia, a maioria das organizações utiliza fontes externas para o desenvolvimento de softwares de gestão e para o suporte técnico.
Isso acontece porque há uma forte percepção das organizações de que isso traz benefícios, de acordo com um estudo. Portanto, é uma tendência que vem se consolidando cada vez mais e que deve entrar no cálculo e no planejamento empresarial.
Essa forma de atuação é similar com um modelo de terceirização. No entanto, a principal particularidade se dá porque no outsourcing o foco é em organizações altamente especializadas naquele segmento que você procura.
Como funciona o outsourcing?
Pois bem, acima você viu que outsourcing é uma forma de buscar parceria com uma organização externa, certo? Além disso, viu que serve para os mais variados setores, como advocacia, contabilidade, recursos humanos e TI, entre outros.
Isso é o básico do conceito. Então, agora vamos avançar para entender como funciona mais especificamente.
Primeiramente, como você já deve imaginar, sempre que for buscar por uma empresa para ser parceira, procure uma que atua especificamente na área que deseja. Isto é, se procura para a área de tecnologia da informação, busque uma especializada em outsourcing de TI; se precisar para a contabilidade, uma outsourcing contábil, e assim por diante.
Agora, vamos voltar ao exemplo da empresa de outsourcing de TI sobre a qual falamos na seção anterior. Como ela atuaria na prática?
Um elemento importante para começar destacando é que a estrutura de TI da sua organização seria transferida para o parceiro especializado. Porém, é possível escolher se essa estrutura iria toda para lá ou somente em parte.
Dessa maneira, cada empresa pode adaptar essa prática às suas particularidades. Isso porque os processos, as tecnologias, os métodos de trabalho e outros fatores acabam influenciando, de modo que o que é melhor para uma nem sempre é para outra também.
Agora, imagine que de fato houve a parceria. Pois bem, sua empresa não mais necessita ter um grande time voltado à área de TI, e passa a poder focar no desenvolvimento de produtos e serviços que mais agregam valor, deixando isso para quem entende melhor.
Assim, serviços como os abaixo poderiam fazer parte do outsourcing:
- Data center;
- E-mail;
- Hospedagem e armazenamento, como em AWS;
- Manutenção do hardware;
- Manutenção e programação de sistemas;
- Segurança da informação.
Quais são os benefícios?
Para finalizar, quais são os benefícios do outsourcing? Esse modelo permite que uma organização externalize alguns de seus serviços administrativos e burocráticos, facilitando a gestão e a governança corporativa.
As principais vantagens são nos seguintes elementos:
- Custo-benefício: permitindo um foco maior no que mais agrega valor ao seu negócio, otimiza a atuação da equipe de trabalho para a atividade central da empresa.
- Melhora do serviço: justamente pela parceira ser especializada no setor, a tendência é que atue com mais eficiência do que a sua naquela área.
- Conhecimento: é natural que uma empresa especializada em um setor esteja mais atualizada em determinados conhecimentos do que os seus colaboradores.
- Economia: em vez de ter de investir em novos equipamentos constantemente e em treinamentos, sua empresa deixa isso a cargo do parceiro.
Por isso, caso a sua organização venha enfrentando problemas, é bom pensar na hipótese do outsourcing. Exemplos são a baixa de produtividade ou falhas recorrentes em determinados setores burocráticos e/ou administrativos, que podem ser resolvidos com essa parceria especializada.
Ficou com alguma dúvida sobre o que é outsourcing? Deseja aprender mais sobre o tema? Deixe seu comentário!