A função PROCV no Excel é somente uma entre tantas que o software permite. Ao aprender a utilizá-lo, você pode utilizar um pouco mais de todo o potencial de recursos de pesquisa e de referência que esse programa possui.
Em outras palavras, portanto, quando falamos de PROCV, também estamos falando em formas de pesquisa e de se localizar melhor entre as suas planilhas. Por isso, se você deseja aprender o passo a passo de como utilizar essa função, leia!
O que é a função PROCV no Excel?
Primeiramente, vamos começar pelo básico, não é verdade? Assim como já dissemos na introdução e também como você certamente já sabe, o Microsoft Excel é um software que possui muitos recursos avançados, tanto com relação à matemática quanto com a localização de dados.
É dessa forma que entra o que é PROCV no Excel. Da mesma maneira que tantas outras, ela serve para auxiliar na melhor organização das suas planilhas e informações armazenadas.
Na prática, o que ela permite é que você localize seus dados na forma de intervalos ou nas linhas das tabelas que criou. Ou seja, de modo similar ao que se costuma fazer em bancos de dados mais básicos.
Sendo assim, digamos que você esteja procurando um valor que está localizado em algum ponto de uma das colunas da sua planilha. Então, o PROCV irá ajudar a realizar uma busca vertical e a trazer quais são os dados da linha correspondente a essa coluna. Como resultado, retorna o valor que você estava procurando.
Portanto, perceba que essa função é muito útil especialmente quando estamos falando de planilhas muito longas. O principal benefício da função PROCV é de evitar duplicidade de dados ou erros de digitação que são comuns nessas tabelas maiores.
Além disso, o seu principal uso é justamente nessa “procura na vertical” sobre a qual falamos acima. Para que você entenda melhor, apresentamos a estrutura geral da fórmula na próxima seção.
Entendendo a função PROCV
Pois bem, agora que você já sabe o que é PROCV no Excel, vamos falar mais sobre o passo a passo de como utilizá-la. Para isso, vamos começar apresentando a sua estrutura, que é a seguinte:
=PROCV(valor_procurado;intervalo da busca;num_índice_coluna;[intervalo_pesquisa])
Existem, portanto, quatro principais parâmetros:
- valor_procurado: como é bastante evidente, esse deve ser o valor que você quer encontrar.
- Intervalo da busca: já esse segundo argumento é relacionado ao intervalo de células em que o valor determinado acima será procurado, bem como o valor a ser retornado.
- num_indice_coluna: neste argumento inserimos o número correspondente à coluna que queremos encontrar o valor em questão.
- intervalo_pesquisa: por fim, este último parâmetro é opcional, e deve ser utilizado apenas se você desejar especificar correspondências aproximadas ou exatas.
Isto posto, perceba que que os atributos da função PROCV não são tão difíceis de entender. Agora, então, resta começar a aprender o passo a passo de como utilizá-la, na próxima seção.
Veja mais:
8 dicas de como melhorar a produtividade home office
Passo a passo de como utilizar PROCV
Até aqui, já vimos como funciona a função PROCV no Excel, bem como a sua estrutura básica. Portanto, assim como falamos acima, agora só falta aprender como fazer o seu passo a passo e começar a aproveitar dela no seu dia a dia. Veja!
1. Inserindo a busca em PROCV
Primeiramente, selecione a célula do Excel em que deseja aplicar a fórmula. Então, coloque o valor da busca a ser efetuada. Digamos que você queira pesquisar pelo valor correspondente à célula L75. Neste caso, digite =PROCV(L75; .
2. Aplicando o intervalo da busca
Em seguida, é hora de seguir a estrutura básica e preencher com o intervalo de busca. Ou seja, em qual coluna a procura na vertical deverá ser efetuada. Para exemplificar, imagine que seja na coluna J. Então, a nossa função ficará assim: =PROCV(L75;J:J .
No entanto, caso queira ampliar o intervalo de busca para mais colunas, também é possível. Por isso, imagine que você queira procurar entre J e P, e não somente na coluna J. Então, em vez da fórmula anterior, ela deverá ficar dessa maneira: =PROCV(L75;J:P . Para facilitar na hora de selecionar, você pode clicar na coluna J, segurar com shift e clicar na coluna P.
3. Inserindo o índice da busca
Esse é o valor em que deverá ser encontrado o valor retornado, como falei na seção acima. Por isso, atribua um número relativo a ela, correspondente ao número da coluna tabela matriz. Nesse momento, sua função deverá estar parecida com isto: =PROCV(L75;J:P;1 .
4. Determinando a validade de valores aproximados
A última etapa é a de atribuir um valor para o caso de você desejar ou não pesquisar também por valores aproximados. Assim, caso queira, atribua 1 para sim ou 2 para não. No caso do nosso exemplo, não queremos, então nossa fórmula termina dessa maneira: =PROCV(L75;J:P;1;0) .
Uma vez que você já tenha finalizado a fórmula, poderá iniciar a inserção de itens que deseja buscar. Por exemplo, códigos de produtos, valores, entre outros.
Aprendeu como utilizar a função PROCV no Excel? Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para conhecer os nossos cursos em Excel!