A Amazon Web Services (AWS) foi criada em 2006 pela gigante multinacional norte-americana. Atualmente, são mais de 200 os serviços da AWS, de modo que eles abrangem um grande número de setores.
Dessa forma, por exemplo, há serviços de análise, banco de dados, blockchain, computação, machine learning, segurança, envolvimento do cliente, entre muitos outros. Ou seja, existe uma grande oportunidade para quem deseja utilizar esses serviços.
Portanto, na publicação de hoje vamos apresentar os principais serviços da AWS. Assim, aos poucos você pode ir conhecendo a lógica por trás dessa plataforma de computação. Por isso, siga lendo!
1. Amazon EC2
Para começar, não tem como falar em outro que não seja o da Amazon EC2. Dentro do sistema de serviços da AWS, ele é um dos que costuma ganhar mais destaque, por sua usabilidade e popularidade.
Em síntese, ele foi criado com o objetivo de proporcionar um cloud computing em escala. Assim, ele é voltado tanto aos profissionais que lidam com a infraestrutura de TI quanto aos desenvolvedores.
Ele possui uma interface de serviço fácil e prática para quem está habituado com esses serviços. Dessa maneira, funciona como se fosse uma máquina virtual operando na nuvem, e dá a você o controle do sistema operacional, sempre que quiser.
2. Cloud Front
Outro dos serviços da AWS que podemos destacar é o Cloud Front. Neste caso, ele é voltado para disponibilizar conteúdos em vários formatos. Desse modo, está relacionado a dados diversos, como vídeos, fotos, aplicativos e APIs, por exemplo.
Além disso, você pode integrar o serviço de Cloud Front a outros serviços da AWS, como o Amazon EC2, que falamos acima. Suas principais vantagens são o potencial de escalabilidade, a capacidade de integração e a agilidade com que opera.
3. AWS Auto Scaling
Com relação ao AWS Auto Scaling, como sugere o nome, ele serve para executar um ajuste automático sempre que possível e necessário. Para isso, ele monitora os aplicativos em uso.
Então, podemos dizer que a grande finalidade dele é oferecer uma maior performance, que se mantenha estável ao longo do tempo. Por isso, ele consegue fazer ajustes de forma automática, sem necessitar de intervenção humana.
4. Amazon S3
Se os serviços da AWS anteriores foram mais ligados à computação, agora temos um que é mais específico de armazenamento. É exatamente isso que o Amazon S3 faz, oferecendo um serviço bastante requisitado e valorizado.
Dessa forma, ele dá capacidade para a coleta, o armazenamento e a análise de dados. Isso é particularmente valioso para as empresas que trabalham com grandes volumes de informações e necessitam de segurança e rapidez no trato com eles.
Além disso, este serviço pode ser usado em diversos dispositivos. Por exemplo, em sistemas web, aplicativos mobile, dispositivos IoT, entre outros. Por isso e muito mais, o Amazon S3 é utilizado por gigantes do setor.
5. Amazon Elastic Block Storage
Como sugere o próprio nome em inglês, o Amazon Elastic Block Storage (EBS) também é um dos serviços da AWS relacionados ao armazenamento. Neste caso, o foco é disponibilizar volumes de armazenamento que podem ser utilizados no EC2.
Sendo assim, um dos grandes pontos positivos vai para o desempenho que o EBS tem. Ele oferece baixa latência e estabilidade, o que permite que grandes cargas de trabalho sejam feitas com fluidez e baixo custo.
6. Amazon Relational Database Service
Passando para o próximo, temos o Amazon Relational Database Service, ou simplesmente Amazon RDS. Este serviço da AWS já é mais relacionado aos bancos de dados relacional em cloud computing.
Em resumo, esse serviço tem a virtude de oferecer a escalabilidade e facilidade em configuração. Assim, ele tem boa capacidade de automatização de tarefas e é redimensionável.
Entre os bancos de dados que ele oferece, alguns se destacam. São eles PostgreSQL, Amazon Aurora, MariaD, Oracle, MySQL e Microsoft SQL Server.
7. Amazon DynamoDB
Definido pela Amazon como um banco de dados NoSQL gerenciado, este é mais um dos serviços da AWS que merece destaque. Ele é utilizado por gigantes como o Dropbox, a Disney e o Zoom, entre outros.
Entre suas características, ele tem uma grande flexibilidade e eficiência. Dessa forma, é capaz de operar a uma latência inferior a 10 milissegundos. Por isso, é utilizado por tantos aplicativos mobile, games, IoT, entre outros.
8. Amazon Virtual Private Cloud
Para quem está mais interessados nos serviços da AWS para redes e entrega de conteúdo, o Amazon Virtual Private Cloud (ou Amazon VPC) oferece recursos de nuvem isolados. Assim, ele permita que você consiga definir recursos da AWS numa rede virtual isolada logicamente e lançá-los nela.
Com isso, o Amazon VPC permite que você tenha um controle completo de seu ambiente de rede virtual. Então, em seguida, você pode adicionar recursos a ela, como o EC2, o RDS ou outro.
9. Amazon Inspector
Entrando agora nos serviços da AWS de segurança, identidade e conformidade, temos um destaque no Amazon Inspector. Em síntese, ele serve para a análise e a segurança do aplicativo.
Portanto, você pode instalar neste agente máquinas virtuais. Então, caso haja alguma vulnerabilidade de segurança, ele irá verificar e reportar. Assim, é definido pela própria Amazon como um serviço automatizado de avaliação de segurança para os aplicativos implantados na AWS.
10. AWS IoT Core
Falando agora sobre Internet das Coisas, o AWS IoT Core é o serviço que permite a conexão de dispositivos à nuvem com facilidade e segurança. Basicamente, ele permite que você conecte dispositivos IoT num sistema interativo, em nuvem e com segurança.
11. Amazon Lex
O Amazon Lex é um dos vários serviços da Amazon AWS para machine learning. Neste caso, ele possibilita a criação de chatbots tanto de texto quanto de voz, e que tem uma IA conversacional.
Para que você tenha em mente um exemplo, é esta a tecnologia que está por trás da Alexa, produto de estilo Home Pod da própria Amazon. Sendo assim, são vários serviços de excelência em termos de conversação, com um sistema de entendimento de linguagem de forma natural.
Aprenda mais sobre os serviços da AWS
Agora que você já conhece os principais serviços da AWS, é hora de começar a se especializar ainda mais nessa plataforma! Por isso, veja abaixo os serviços que oferecemos:
- AWS Technical Essentials, focado nos serviços essenciais AWS e soluções comuns;
- AWS Cloud Practitioner Essentials, voltado para quem deseja uma compreensão geral da plataforma;
- Architecting on AWS, para arquitetos de soluções, desenvolvedores e engenheiros de design que querem compreender a arquitetura AWS;
- Systems Operations on AWS, para quem deseja aprender operações gerais da plataforma.
Escolha o seu e venha para a Green Tecnologia!