Você já se deparou com uma situação em que tinha um arquivo do Excel com diversas planilhas e precisava de interações entre elas? Um caso muito comum ocorre com a soma automática entre planilhas do Excel, que é uma função muito requisitada.
Dessa forma, essa função tem por benefício ajudar a economizar o tempo que você leva preenchendo suas tabelas. Além disso, pode ser interessante em diversos setores, sobretudo com os que trabalham com finanças. Entenda!
O que é a soma automática entre planilhas?
Assim como falamos acima, a soma automática entre planilhas do Excel é um recurso muito utilizado para economizar tempo. No entanto, ainda que não seja tão difícil de utilizar, boa parte dos usuários do programa não o conhecem.
Por isso, saiba que é possível somar valores de diferentes planilhas do Microsoft Excel em uma tabela que seja pertencente a este mesmo documento. Ou seja, você pode trabalhar com diversas planilhas e ter o seu total em uma outra separada.
Portanto, esse recurso facilita elementos como a automatização de tarefas e a organização. Dessa maneira, você consegue economizar o tempo que levaria para fazer cada passo da soma individualmente.
Além disso, essa função dá a liberdade de não precisar incluir todos os elementos na mesma planilha para fazer a soma, o que dificultaria a visualização. Em vez disso, é possível criar uma apenas para os dados finais.
No entanto, uma única consideração deve ser feita. Para que essa função funcione, todos os dados devem estar exatamente na mesma planilha. Isso, porém, você vai ver em mais detalhes nas próximas seções.
Veja mais:
PROCV no Excel: saiba o que é e como utilizar
Macro no Excel: aprenda como criar!
Passo a passo de como fazer a soma automática
Bom, agora que você já entendeu como é simples a lógica por trás da soma automática entre planilhas do Excel, como fazer? Veja abaixo o passo a passo e aprenda a colocar em prática:
- Abra um de seus documentos do Excel com diversas planilhas (por exemplo, planilhas 1, 2 e 3);
- Crie agora mais uma planilha, que você pode chamar de “Total”;
- Coloque todos os valores que deseja somar na mesma célula de cada planilha (por exemplo, na célula A2);
- Vá até a planilha final, que chamamos de “Total”, escolha a célula que receberá a fórmula e, então, digite =SOMA(‘1:3’!A2).
Pronto! Com esses quatro passos básicos, você vai ver que a soma de todos os elementos que estão em A2 entre as planilhas 1 e 3 vai aparecer exatamente na célula que você escolheu da planilha de Total.
Então, a partir desse exemplo, você pode começar a colocar em prática nos seus próprios documentos do Excel. Assim como você deve ter visto, não tem mistério, é bem simples!
Quando usar?
Por fim, quando a soma automática entre planilhas do Excel pode ser útil? Talvez você tenha vindo até esse passo a passo por um motivo específico, como de trabalho, mas nada impede de notar que ele também serve para diversas outras coisas.
Para começar, pense em um documento financeiro, com uma planilha exatamente igual a cada mês. Então, é possível (e até recomendável, dependendo da situação) que você crie uma última com o total de tudo. Assim, utilize a fórmula para poupar tempo.
Note que a lógica do uso da soma entre planilhas segue bem essa linha de atividades repetitivas. Isso principalmente porque ela só permite que você utilize aquilo que está na mesma posição em cada planilha, como falamos antes. Portanto, é mais complicado caso tenha padrões diferentes de tabelas onde estejam os números que deseje somar.
Para aprender mais sobre como usar o Microsoft Excel, venha conhecer os nossos cursos na Green Tecnologia! Vamos ajudá-lo a aprender como ganhar tempo e produtividade com este software.