O firewall é uma das principais ferramentas de segurança digital para empresas. Descubra como ele funciona e conheça alguns dos diferentes tipos!
A segurança digital é uma preocupação emergente nas empresas, especialmente com o aumento dos ataques cibernéticos. Um relatório da Kapersky de 2022 mostra que os seus softwares antivírus detectaram mais de 300 mil arquivos maliciosos por dia. Ou seja, os riscos são altos e reais.
Felizmente, existem também formas variadas de se proteger contra essas ameaças. Uma delas é o firewall, ideal para redes corporativas. Acompanhe e conheça mais sobre essa solução!
O que é um firewall?
O firewall, na verdade, é um conjunto de recursos que pode incluir apenas software, hardware ou ambos, com o objetivo de proteger uma rede de computadores. Ele filtra e monitora o tráfego de dados na conexão com a internet, aplicando uma política de segurança preestabelecida.
Esse conjunto funciona como uma barreira, criando pontos de obstrução que regulam o tráfego da web e definem as fronteiras de uma rede privada ou de dispositivos dentro dela.
De maneira geral, o firewall é uma ferramenta de controle de acesso, mas com um alcance mais amplo. Geralmente, é configurado nos computadores dos usuários e em outros endpoints.
Tipos de firewall: veja qual é o ideal para a sua empresa
Conheça alguns dos disponíveis no mercado:
- Firewall de software
Um tipo de sistema instalado, separadamente, em cada um dos dispositivos vulneráveis. Por isso, é indicado para empresas menores.
- Firewall de hardware
Ao contrário do software, não está nos computadores, mas sim nos roteadores. Oferece compatibilidade a todos os dispositivos conectados no roteador em questão.
- Firewall de aplicação ou proxy de serviço
Aplicado em servidores, oferece segurança na conexão entre um computador e uma rede ou entre uma rede interna e uma externa. Não permite comunicação direta entre o local de saída e de destino, por isso, é dos mais eficientes.
- Firewall em nuvem
Nesse caso, a proteção é para a nuvem, mantendo seguros os arquivos e as aplicações presentes nela. Esse firewall cria uma barreira entre a nuvem e os sistemas conectados.
- Firewall de inspeção de estados
Unindo análise de dados à segurança digital, esse tipo de ferramenta avalia todo o tráfego de informações, comparando com padrões preestabelecidos. Transações de dados que não estejam presentes nas configurações são bloqueadas.
- Firewall de próxima geração
Diferente dos firewalls tradicionais, essa categoria junta diversos tipos em um só. Assim, traz uma proteção mais profunda, com os benefícios de vários recursos.
Existem firewalls com outras características, e novas formas de aplicar e desenvolver esses recursos surgem a todo o tempo! Esses são apenas alguns dos exemplos mais comuns e utilizados no mundo corporativo.
Especialize-se em segurança digital e em outras áreas da TI
Desejamos ser seus aliados no crescimento profissional! Oferecemos uma ampla variedade de cursos e treinamentos online em diversos segmentos de tecnologia, para ajudá-lo a adquirir novas habilidades e se capacitar.
Explore todas as opções no site!